Conselho Escolar, Locus de Cidadania e Participação Popular:
uma análise de sua atuação em escolas públicas no município de Altamira – PA
Mots-clés :
democracia, participação, conselho escolarRésumé
Este estudo tomou como objeto os Conselhos Escolares do município de Altamira, situado na região Oeste do Pará. O mesmo transcorreu no período de agosto de 2008 a dezembro de 2009, realizado em duas escolas da rede municipal de ensino. Teve o propósito de analisar criticamente a política de implementação e o modo de funcionamento dos conselhos escolares no referido período. Seu intento foi responder a quatro questões básicas: primeira, a relação de força e poder travada entre os Conselhos Escolares e os diretores escolares; segunda, a contribuição real dos Conselhos Escolares no fortalecimento e participação popular; terceira, as dificuldades enfrentadas pelos conselheiros em sua ação prática; quarta, em que medida o Conselho Escolar participa efetivamente nos processos decisórios da escola. Trata-se de um estudo qualitativo utilizando como instrumentos investigativos: entrevistas, questionários semi-estruturados e visitas nos ambientes investigados, no intuito de compreender em que medida o Conselho Escolar contribui na gestão democrática da escola. Procurou-se verificar, ainda, o nível de participação do Conselho Escolar nos processos decisórios das escolas, considerando as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento das atividades propostas.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.