Conselho Escolar, Locus de Cidadania e Participação Popular:

uma análise de sua atuação em escolas públicas no município de Altamira – PA

Autores

  • Joselma Fernandes do Nascimento
  • Maria Celeste Magalhães Cordeiro

Palavras-chave:

democracia, participação, conselho escolar

Resumo

Este estudo tomou como objeto os Conselhos Escolares do município de Altamira, situado na região Oeste do Pará. O mesmo transcorreu no período de agosto de 2008 a dezembro de 2009, realizado em duas escolas da rede municipal de ensino. Teve o propósito de analisar criticamente a política de implementação e o modo de funcionamento dos conselhos escolares no referido período. Seu intento foi responder a quatro questões básicas: primeira, a relação de força e poder travada entre os Conselhos Escolares e os diretores escolares; segunda, a contribuição real dos Conselhos Escolares no fortalecimento e participação popular; terceira, as dificuldades enfrentadas pelos conselheiros em sua ação prática; quarta, em que medida o Conselho Escolar participa efetivamente nos processos decisórios da escola. Trata-se de um estudo qualitativo utilizando como instrumentos investigativos: entrevistas, questionários semi-estruturados e visitas nos ambientes investigados, no intuito de compreender em que medida o Conselho Escolar contribui na gestão democrática da escola. Procurou-se verificar, ainda, o nível de participação do Conselho Escolar nos processos decisórios das escolas, considerando as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento das atividades propostas.

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Publicado

2012-01-02

Como Citar

Nascimento, J. F. do, & Cordeiro, M. C. M. (2012). Conselho Escolar, Locus de Cidadania e Participação Popular:: uma análise de sua atuação em escolas públicas no município de Altamira – PA. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 2(04), 70–92. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1246

Edição

Seção

Artigos