As Políticas de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Pará na Formação da Docência, da Pesquisa e da Produção Científica

Auteurs

  • Valmir José Motta Conceição
  • Francisco Horácio da Silva Frota Doutor em Sociologia pela Universidade de Salamanca - Espanha e Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da UECE https://orcid.org/0000-0001-6534-1349

Mots-clés :

iniciação científica, docência, pesquisa

Résumé

O Governo Federal, a partir do ano 2000, iniciou no Brasil um importante processo de mudanças no gerenciamento do sistema nacional de Ciência e Tecnologia. Visando uma reforma no campo do fomento à pesquisa, onde existia uma maior preocupação em relação à origem dos recursos destinados ao fomento da pesquisa e a operacionalização dos programas de fomento. Este estudo busca analisar o papel desenvolvido pela Iniciação Científica na formação do quadro docente, no fortalecimento da pesquisa e da produção de conhecimento no âmbito da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Configurando-se como um estudo descritivo-exploratório. Centramos nosso objeto de estudo na participação dos discentes ligados aos programas de iniciação científica desenvolvidos pela UEPA através das chamadas oferecidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESP desde a sua implantação em 2002 até o ano de 2009. A pesquisa foi desenvolvida a partir de dados coletados junto a PROPESP, Coordenação do Programa de Mestrado, Coordenações das Especializações e as Coordenações Administrativas de cada Centro – COADs. Foram também ouvidos professores e gestores ligados aos programas.

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Publiée

2012-09-03

Comment citer

Conceição, V. J. M., & Frota, F. H. da S. (2012). As Políticas de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Pará na Formação da Docência, da Pesquisa e da Produção Científica. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 2(06), 141–168. Consulté à l’adresse https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1219

Numéro

Rubrique

Artigos