As Políticas de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Pará na Formação da Docência, da Pesquisa e da Produção Científica
Palavras-chave:
iniciação científica, docência, pesquisaResumo
O Governo Federal, a partir do ano 2000, iniciou no Brasil um importante processo de mudanças no gerenciamento do sistema nacional de Ciência e Tecnologia. Visando uma reforma no campo do fomento à pesquisa, onde existia uma maior preocupação em relação à origem dos recursos destinados ao fomento da pesquisa e a operacionalização dos programas de fomento. Este estudo busca analisar o papel desenvolvido pela Iniciação Científica na formação do quadro docente, no fortalecimento da pesquisa e da produção de conhecimento no âmbito da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Configurando-se como um estudo descritivo-exploratório. Centramos nosso objeto de estudo na participação dos discentes ligados aos programas de iniciação científica desenvolvidos pela UEPA através das chamadas oferecidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESP desde a sua implantação em 2002 até o ano de 2009. A pesquisa foi desenvolvida a partir de dados coletados junto a PROPESP, Coordenação do Programa de Mestrado, Coordenações das Especializações e as Coordenações Administrativas de cada Centro – COADs. Foram também ouvidos professores e gestores ligados aos programas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.