A Escola Estadual de Educação Profissional no Ceará:
desvendando a forma de articulação integral
Mots-clés :
Educação, Ensino Médio, Educação Profissional.Résumé
O objetivo principal do presente artigo é desvendar e compreender a funcionalidade da forma de articulação integral nas Escolas Estaduais de Educação Profissional no Estado do Ceará, criadas a partir da Lei Nº 14.273 de 19 de dezembro de 2008 em consonância com o Decreto Federal Nº 5. 154/04. Para compreender esse objetivo tomamos por base à legislação brasileira no que diz respeito à educação profissional fazendo um recorte histórico a partir da LDB – Nº 9394/96, o Decreto Federal Nº 2.208/97, o Decreto Federal Nº 5. 154/04, e por fim a análise dos referenciais norteadores dessa política no Estado do Ceará. Como procedimentos metodológicos foram realizados uma ampla análise documental e revisão bibliográfica tomando como foco a dicotomia existente entre educação básica e educação profissional. Os achados foram que o Ensino Médio integrado a Educação Profissional centra-se na garantia de um novo conceito e de uma nova proposta curricular para a escola pública do Ceará.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.