A Escola Estadual de Educação Profissional no Ceará:

desvendando a forma de articulação integral

Autores

  • Sulamita Torres de Oliveira
  • Antônio Germano Magalhães Junior Pós-doutorado em Educação UFRN, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE https://orcid.org/0000-0002-0988-4207

Palavras-chave:

Educação, Ensino Médio, Educação Profissional.

Resumo

O objetivo principal do presente artigo é desvendar e compreender a funcionalidade da forma de articulação integral nas Escolas Estaduais de Educação Profissional no Estado do Ceará, criadas a partir da Lei Nº 14.273 de 19 de dezembro de 2008 em consonância com o Decreto Federal Nº 5. 154/04. Para compreender esse objetivo tomamos por base à legislação brasileira no que diz respeito à educação profissional fazendo um recorte histórico a partir da LDB – Nº 9394/96, o Decreto Federal Nº 2.208/97, o Decreto Federal Nº 5. 154/04, e por fim a análise dos referenciais norteadores dessa política no Estado do Ceará. Como procedimentos metodológicos foram realizados uma ampla análise documental e revisão bibliográfica tomando como foco a dicotomia existente entre educação básica e educação profissional. Os achados foram que o Ensino Médio integrado a Educação Profissional centra-se na garantia de um novo conceito e de uma nova proposta curricular para a escola pública do Ceará.

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Publicado

2015-09-01

Como Citar

Oliveira, S. T. de, & Magalhães Junior, A. G. (2015). A Escola Estadual de Educação Profissional no Ceará:: desvendando a forma de articulação integral. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 5(15), 86–106. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1004

Edição

Seção

Artigos