Limites e Possibilidades do Planejamento Escolar:
um olhar sobre o Ceará (2004-2006)
Resumen
Historicamente, a escola brasileira apresenta o caráter seletivo nas suas ações educacionais, pois desenvolve desde os primórdios de sua trajetória uma educação que, tanto na forma do sistema de ensino como no atendimento às classes sociais, diferencia o acesso e as condições de permanência dos alunos na escola.Nossa educação foi pautada pelos princípios do silêncio, autoritarismo, hierarquia, ordem, passividade, exclusão, rotulação e falta de igualdade. Na contramão dessa prática, espera-se hoje que o indivíduo se transforme em um cidadão atuante, participativo, honesto, solidário, criativo e humano. É a grande contradição se revelando entre o discurso e o fazer pedagógico, entre a história e a perspectiva.
Descargas
Citas
ALARCÃO, Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. São Paulo: Cortez Editora, 2004.
ALBUQUERUQE, Mª Gláucia Menezes Teixeira. Planejamento Educacional no Ceará (1995-2002): A Escola como Ponto de Partida? Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.
BOBBIO, Norberto. O Futuro da Democracia: Uma Defesa das Regras de Jogo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
BRASIL, Lei Nº 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
_______. Ministério da Educação e Cultura. Salto para o Futuro: Construindo a Escola Cidadã. Projeto Político Pedagógico. Série de estudos: Brasília, 1998.
CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da Rotina do Dia-a-dia. Belo Horizonte, 2002.
CEARÁ. Secretaria da Educação Básica. Escola do Novo Milênio: pensando o projeto político pedagógico. Vol.1. Fortaleza: SEDUC, 2004.
_______. Secretaria da Educação Básica. Novos Paradigmas de Gestão Escolar. Fortaleza: SEDUC, 2005.
_______. Secretaria da Educação Básica. Plano de Educação Básica: Escola Melhor, Vida Melhor. Fortaleza: SEDUC, 2004.
COROACY, Joana. “O Planejamento como Processo”. In revista educação, Ano I, nº 24. Brasília: 1972.
DALMÁS, Ângelo. Planejamento Participativo na Escola – Elaboração, Acompanhamento e Avaliação. Petrópolis: Vozes, 1998.
DEMO, Pedro. Metodologia Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas S.A., 1995.
________. Política social, Educação e Cidadania. São Paulo:Papirus, 1994.
ELAP (Equipe Latino Americana de Planejamento). Seminário de Planejamento. Relatório. Porto Alegre: 1977.
FARIAS, Airton de. História da Sociedade Cearense. Fortaleza: Edições ao Livro Técnico, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã: uma aula sobre a autonomia da escola. São Paulo: Cortez,1992.
GANDIN, Danilo. A Prática do Planejamento Participativo. Petrópolis: Vozes, 1997.
________. GANDIN, Luís Armando. Temas para um Projeto Político Pedagógico. Petrópolis: Vozes, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola. Goiânia: Editora Alternativa, 2001.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Educação Básica: gestão do trabalho e da pobreza. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento Dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez, 2001.
PARO, Vitor Henrique, Políticas Públicas e Educação Básica. São Paulo:. Xamã, 2001.
RAMOS, Jeannette Filomeno Pouchain. Gestão democrática da escola pública: A experiência do governo das mudanças (1995-2001). Fortaleza: UECE, 2004.
SANDRONI, Paulo. Novo Dicionário de Economia. São Paulo: Ed. Best Seller (Círculo do Livro), 1994.
SAVIANI, Dermeval. A Nova Lei da Educação: LDB – trajetória, limites e perspectivas. 2. ed. Campinas: Autores associados, 1997.
VASCONCELOS, Celso dos S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.
VEIGA, Ilma Passos A. (org.). Projeto Político-Pedagógico da Escola – Uma Construção Possível. Campinas: Papirus, 1995.
VIDAL, Eloísa Maia; FARIAS, Isabel Sabino de. SAEB: O desafio de definir o foco na aprendizagem. In: CEARA. Gestão para o Sucesso Escolar. Fortaleza: SEDUC, 2005.
VIEIRA, Sofia Lerche e ALBUQUERQUE, M. G. M. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, UECE, 2002.
________. Política e Planejamento Educacional. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2001.
VIEIRA, Maria Marlene Amâncio e AQUINO, Marisa Botão de. Gestão Integrada da Escola 2007, Fortaleza: SEDUC, 2006.
XAVIER, Antônio Carlos da Ressureição e SOBRINHO, José amaral. Como Elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola. Brasília:
Fundescola/FNDE/MEC, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.