A Gestão Democrática na Escola Pública Cearense Uma Vivência de Democracia e Cidadania

Autores/as

  • Ivan Queiroz Silva Júnior
  • Hermano Machado Ferreira Lima

Palabras clave:

escola pública, educação, democracia

Resumen

A Política Educacional Brasileira adota, a partir de 1990, um novo modelo de administração da escola, a gestão colegiada. A comunidade escolar composta por segmentos da direção, professores, alunos, pais e membros da comunidade extra
escolar são conclamados a decidir coletivamente os rumos da educação na escola. O interesse por tal temática surgiu devido o contato do pesquisador com a realidade apresentada através do exercício profissional de coordenador de gestão da Escola de Ensino Fundamental e Médio Estado do Amazonas. A pesquisa teve como objetivo geral a caracterização do modelo de gestão democrática vivido pela escola, especificamente no que tange á compreensão da gestão democrática sob a ótica da comunidade participante; analisando a importância do Conselho Escolar e do Plano de Desenvolvimento da Escola para o colegiado, bem como, o impacto da eleição de diretores e a formação do Núcleo Gestor.

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Publicado

2011-05-02

Cómo citar

Silva Júnior, I. Q., & Lima, H. M. F. (2011). A Gestão Democrática na Escola Pública Cearense Uma Vivência de Democracia e Cidadania. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 1(02), 154–179. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1303

Número

Sección

Artigos