O Conselho Escolar como Mecanismo de participação no Interior da Escola

Autores/as

  • Geralda Clecia Bezerra Pinheiro
  • Paulo César de Almeida

Palabras clave:

conselho escolar, participação, autonomia, democrática, política

Resumen

O trabalho tem por objetivo apresentar o Conselho Escolar como mecanismo de participação no interior da escola. Enfoca-se uma breve contextualização sobre Conselhos Escolares. A Constituição Federal de 1988, no seu artigo 206, inciso IV,
preconiza: Gestão Democrática do Sistema Público, na forma da lei.. A Constituição Estadual do Ceará, no seu artigo 215, inciso V, define: .Gestão Democrática da Instituição Escolar na forma da lei, garantidos os princípios da participação de representantes da comunidade.. A LDB, no seu artigo 14, estabelece: .Os sistemas definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I- Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II- Participação das comunidades escolar e local em Conselhos equivalentes.. A criação e implantação do Conselho Escolar, como política pública de consolidação da gestão democrática, favorece a autonomia da escola, envolvendo os vários segmentos escolares e a comunidade nas ações implementadas pela escola. É relevante nessa política, trabalho colegiado, a democracia e a participação. Nessa ótica, a autonomia das escolas e a descentralização constituem mecanismos fundamentais de uma nova organização da  educação pública. Para que haja uma gestão democrática na escola é fundamental a existência de espaços propícios para que novas relações sociais entre os diversos segmentos escolares possam acontecer.

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Publicado

2011-05-02

Cómo citar

Pinheiro, G. C. B., & Almeida, P. C. de. (2011). O Conselho Escolar como Mecanismo de participação no Interior da Escola. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 1(02), 95–123. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1301

Número

Sección

Artigos