Formar Professores em Exercício:
do discurso da profissionalização à melhoria da docência
Palabras clave:
formação de professores em exercício, docência pós-formação, profissionalizaçãoResumen
A formação de professores é pauta prioritária na atualidade. Sua emergência, associada à globalização econômica e à difusão do conhecimento em rede, repercute na educação, especialmente na demanda por professores e nas exigências
em torno de seu preparo e desempenho. No Brasil, ganha destaque o efetivo exercício da docência sem a devida formação. O Programa de Formação de Professores em Exercício (PROFORMAÇÃO), iniciativa de formação inicial em
serviço a distância, constitui uma alternativa. Esta experiência é abordada neste ensaio, com suporte nas relações entre as orientações pedagógicas e a melhoria da docência. O assunto, examinado com base no Programa em Quixadá-CE, apóia-se em investigação qualitativa com oito egressos. Argumenta-se que o Proformação é uma política educacional induzida, reflexo de agenda educativa pactuada externamente. Questionam-se o foco no professor e o uso sedutor do discurso da profissionalização para justificar o aligeiramento da sua formação. Sua proposta pedagógica é detalhada, oferecendo subsídios à compreensão da docência pós formação de seus egressos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.