Entre muros:

educação profissional como estratégia de inserção social para adolescentes em privação de liberdade

Autores/as

  • Fátima Regina Guimarães Apolinário
  • Francisca Rejane Bezerra Lima

Palabras clave:

Educação Profissional, Inserção Social, Políticas Públicas, Medidas Socioeducativas

Resumen

Neste artigo, analisa-se a importância da Educação Profissional como estratégia de inserção social para adolescentes em privação de liberdade, apontando-se as características e resultados da aplicação de medidas socioeducativas entre muros. A fundamentação teórica se deu pela revisão da literatura pertinente ao tema, produzido por autores como: Albornoz (2006); Amaral e Oliveira (2007); Antunes (2006); Bardin (2008); Bogdan e Biklen (1997); Volpi (1997, 1998, 2001),, entre outros. O cenário da pesquisa de campo foi a unidade de internação Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider (CECAL), direcionada a aplicação de medidas socioeducativas, utilizando-se a metodologia Grupo Focal com os jovens
internos dessa instituição, como instrumento de coleta dos dados que foram analisados qualitativamente. Apesar dos estes aspectos positivos a realidade apontada pelos jovens pesquisados mostra a necessidade de um aperfeiçoamento
das políticas públicas voltadas ao atendimento dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no sentido de minimizar as dificuldades pertinentes à situação em que se encontram, como por exemplo, a impossibilidade de alguns
jovens concluírem o curso de aprendizagem visto que a permanência dos mesmos é definida pelo que a justiça determina, ocorrendo inúmeras vezes a interrupção devido ao término da medida.

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Publicado

2011-09-05

Cómo citar

Apolinário, F. R. G., & Lima, F. R. B. (2011). Entre muros:: educação profissional como estratégia de inserção social para adolescentes em privação de liberdade. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 1(03), 128–160. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1286

Número

Sección

Artigos