Educação, cultura e estética na primeira infância:

Projeto Amares, em Colônia, Alemanha

Autores

  • Helza Ricarte Lanz Doutora em Antropologia pela Universidade de Friburgo, Suíça e Professora na Universidade de Colônia, Alemanha

DOI:

https://doi.org/10.32335/2238-0426.2019.9.23.1178

Palavras-chave:

infância, educação, cultura, estética, prática pedagógica

Resumo

Há várias formas de resistência e este artigo apresenta uma delas. Na Alemanha, a educação não está livre de ofensivas da atualidade: a) a mensurabilidade da qualidade de ensino; b) a otimização e a eficácia curricular; c) o desenvolvimento de métodos por competências pedagógicas; d) o uso de mídias digitais na infância; e e) a alfabetização precoce para atender a demandas de mercado. No sentido inverso dessas propostas, os objetivos desse artigo são: a) discutir a importância da educação cultural e estética na primeira infância; e b) mostrar que trilhar caminhos inovadores é uma forma de resistência à subordinação da educação aos ditames econômicos. Assim, este artigo apresenta: a) as bases teóricas sobre educação cultural e estética; b) um exemplo prático, o Projeto Amares, em Colônia, Alemanha, que mostra como é possível realizar a educação cultural e estética na primeira infância; e c) a conclusão aponta a necessidade da criação de estratégias educacionais de resistência às atuais propostas hegemônicas. Ao voltar nossas atenções tanto à memoria social e cultural sedimentada ao longo dos séculos quanto à prática pedagógica responsável, possibilitamos a formação integral do ser humano. Isso constitui uma estratégia de resistência para formar crianças felizes, conscientes e responsáveis para a vida.

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Publicado

2019-06-19

Como Citar

Lanz, H. R. (2019). Educação, cultura e estética na primeira infância:: Projeto Amares, em Colônia, Alemanha. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 9(23), 220–240. https://doi.org/10.32335/2238-0426.2019.9.23.1178

Edição

Seção

Artigos