O lugar “desconseguido” da educação artística no Sul

Autores

  • Rita Emanuela Rainho Brás Doutora em Educação Artística pela FBAUP, Portugal e Membro Investigador Integrado no i2ADS - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto https://orcid.org/0000-0003-0741-0435
  • Ana Sofia da Cunha Bessa Reis Doutoranda em Educação Artística na Universidade do Porto e Investigador Colaborador no i2ADS - Faculdade de Belas Artes da da Universidade do Porto https://orcid.org/0000-0003-3198-2193

DOI:

https://doi.org/10.32335/2238-0426.2019.9.23.1134

Palavras-chave:

educação artística, projeto utópico, desconseguimento

Resumo

Este artigo apresenta as pesquisas de doutoramento de suas autoras, que questionam a ponte entre a utopia e a realidade vivenciada na Mindelo_Escola Internacional de Arte (M_EIA), reconhecida juridicamente como Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura, o primeiro espaço de Ensino Superior nas áreas das artes e do design em Cabo Verde, constituindo um projeto singular, irreverente, na luta por práticas de educação artística informadas por políticas descolonizadas. Criado em 2004, esse projeto utópico lança suas âncoras às práticas, promovendo a cultura e o desenvolvimento do país, por meio de uma relação com os projetos de desenvolvimento local do Atelier Mar, consolidando a longa experiência na área da educação artística. As tensões surgem entre as expectativas sobre o carácter experimental e local da M_EIA e sua regulamentação e (não) conformidade com o conhecimento hegemónico em educação artística ou os modelos de desenvolvimento estranhos à realidade cabo-verdiana.

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Publicado

2019-07-31

Como Citar

Brás, R. E. R., & Reis, A. S. da C. B. (2019). O lugar “desconseguido” da educação artística no Sul. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 9(23), 16–28. https://doi.org/10.32335/2238-0426.2019.9.23.1134

Edição

Seção

Artigos