A Política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva:

implementação na EMEF José Dantas Sobrinho, no município de Maracanaú

Autores/as

  • Valdícia Falcão Sales
  • Antônio Germano Magalhães Júnior Pós-doutorado em Educação UFRN, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE https://orcid.org/0000-0002-0988-4207

Palabras clave:

Educação Especial, Educação Inclusiva, Política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva

Resumen

A atualização das políticas públicas, como a elaboração da nova política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (SEESP / 2008), tem um impacto na agenda pública com a difusão da inclusão das pessoas com deficiência nas escolas independentemente da deficiência. A mencionada política possui caráter social e educativo e trata de questões relacionadas à diversidade social, diferença e preconceitos culturais. Além disso, a atual política foi elaborada com fundamento declarações e recomendações de âmbito internacional, e demonstra um marco nas suas diretrizes ao oferecer o Atendimento Educacional Especializado no ensino comum destinado às pessoas com deficiência. Percebe-se que nas últimas décadas muito se tem debatido sobre um sistema educacional inclusivo, com pontos e contrapontos nos aspectos políticos, culturais, sociais e pedagógicos, em busca de educação de qualidade para todos Por meio de pesquisas, leituras de várias obras de diferentes autores pretendeu-se no artigo refletir sobre a Política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e discutir sobre pontos relevantes sobre o assunto. Diante disso, o estudo tem como temática central a referida política, obtendo com objetivo a descrição da implantação da política de educação especial na perspectiva inclusiva na EMEF José Dantas Sobrinho no Município de Maracanaú-Ceará , compreendendo primeiramente a proposta dessa política social no âmbito educacional. Conforme supramencionado, a metodologia constitui por meio de uma pesquisa quantitativa, através de estudo bibliográfico e documental, do Núcleo de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação Especial, bem como Projeto Político Pedagógica da referida escola. A demarcação temporal estabelecida representa os anos de 2010 e 2012 períodos em que foi implantada a Sala de Recurso no Município de Maracanaú e da participação da EMEF José Dantas Sobrinho no II Prêmio de Experiências Educacionais Inclusivas. Concluiu-se que EMEF José Dantas Sobrinho demonstra ações na implantação da política na escola em consonância com seu projeto político pedagógico no que diz respeito às modalidades de acessibilidade arquitetônica, pedagógica (recursos pedagógicos do MEC e da própria escola) e atitudinal. Com relação a acessibilidade metodológica são necessárias mudanças na proposta pedagógica e nos processos de avaliação. No geral, o Município de Maracanaú destaca-se na contratação de profissionais de apoio (cuidadores, intérpretes e instrutores) e na Formação Continuada dos professores da SRM para a efetivação da Política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. A Secretaria de Educação do Município, no entanto, não possui um Projeto de Educação Inclusiva, porém, apenas segue o que está prescrito pela própria lei e uma das principais barreiras enfrentadas na implantação da política ainda é a aceitação dos alunos com deficiência pelos gestores e professores do ensino comum, já que muitos só são matriculados com a intervenção do Núcleo de Educação Inclusiva, com respaldo na atual política

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Publicado

2014-05-05

Cómo citar

Sales, V. F., & Magalhães Júnior, A. G. (2014). A Política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva:: implementação na EMEF José Dantas Sobrinho, no município de Maracanaú. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 4(11), 209–235. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1092

Número

Sección

Artigos