Instrumentos Legais de Incentivo às Micro e Pequenas Empresas:

Análise por Meio das Compras Públicas

Autores

  • Lilian Bastos Ribas de Aguiar Mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará - Uece
  • Rodrigo Santaella Gonçalves Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo - USP e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

DOI:

https://doi.org/10.32335/2238-0426.2024.14.33.15144

Palavras-chave:

compras públicas, políticas públicas, micro e pequenas empresas, avaliação de política pública

Resumo

Este estudo analisou os incentivos aos pequenos negócios por meio das compras públicas. Verificou-se que, em comparação com a experiência de outros países, o Brasil se mostra bastante avançado nessa temática, fazendo uso de dispositivos legais com esse objetivo. Não obstante, embora seja plenamente aceito o benefício para a economia nacional de favorecer as micro e pequenas empresas e que as evidências coletadas, especialmente um processo do Tribunal de Contas da União (TCU), TC 036.346/2019-5, sugiram a vantagem de usar os benefícios contemplados na Lei Complementar (LC) n. 123/2006, de favorecimento às micro e pequenas empresas nas licitações públicas, a ausência de avaliação periódica sobre o uso desses mecanismos e de uma metodologia definida, bem como a indisponibilidade de dados aptos a basear uma análise conclusiva sobre o tema revelam a deficiência de elementos necessários para subsidiar a tomada de decisões pelo gestor público em relação à aplicabilidade de alguns desses instrumentos. Longe de ser um óbice à política de fomento de micro e pequenas empresas por meio das compras públicas, observa-se uma oportunidade de melhoria do cenário já existente.

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Publicado

2024-08-05

Como Citar

Aguiar, L. B. R. de, & Gonçalves, R. S. (2024). Instrumentos Legais de Incentivo às Micro e Pequenas Empresas: : Análise por Meio das Compras Públicas. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 14(33), 157–173. https://doi.org/10.32335/2238-0426.2024.14.33.15144

Edição

Seção

Artigos