Utilização da Internet como Recurso Pedagógico por Docentes da Universidade Estadual do Pará

Autores

  • José Castanho Gardunho Neto Mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e Professora do Mestrado Profissional em Planejamento em Políticas Públicas da Uece
  • Francisco Horacio da Silva Frota Doutor em Sociologia pela Universidade de Salamanca - Espanha e Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da UECE

Palavras-chave:

novas tecnologias da informação e comunicação, internet, mediação pedagógica

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo conhecer o perfil da utilização da Internet como recurso pedagógico por docentes dos Centros de Ciências Sociais e Educação, Centro de Ciências Biológicas e Centro de Ciências Naturais e Tecnologias da Universidade do Estado do Pará-UEPA, instituição de ensino superior pública mantida pelo Governo do Estado do Pará, revelando características dessa utilização e quais fatores estão influenciando no nível de adoção dessa prática nos espaços físicos da instituição ou em interações à distância. Para a coleta dos dados foi utilizado um formulário eletrônico com acesso via Internet contendo um questionário com perguntas fechadas, dos tipos encadeada e de múltipla escolha, obtendo-se 144 formulários respondidos, correspondendo a 19% da população. A análise dos dados coletados revelou um elevado nível de utilização da Internet pelos professores, restringindo-se, entretanto, a ferramentas de comunicação para
troca de mensagens (e-mails) e a orientação dos alunos para acesso a conteúdos e bases de dados bibliográficas disponíveis na rede. Foi identificado que a maioria dos professores está estimulada a ampliar a utilização desse recurso em sua ação docente, apesar de não estar claro para estes se suas iniciativas nesse sentido estão promovendo maior participação e motivação de seus alunos nas atividades educativas. Adicionalmente, verificou-se que na opinião desses atores, os principais fatores que dificultam ou impedem o desenvolvimento dessa ação estão ligados à falta de formação específica para a utilização dos recursos, inadequação da infra-estrutura física e de recursos tecnológicos disponíveis na instituição, e, fundamentalmente, a inexistência de uma política institucional voltada para a inserção de novas  metodologias nos processos educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRUNNER, José Joaquim, Educação no encontro com as novas tecnologiasin: TEDESCO, Juan Carlos (org.) Educação e Novas Tecnologias: esperança ou incerteza ? Tradução de Claudia Berliner;. São Paulo: Cortez. Buenos Aires: IIPE. Brasília: UNESCO, 2004.

CASTELLS, Manuel. A galáxia Internet: reflexões sobre Internet, negócios e sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

COSCARELLI, C. V. (Org.) Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2002

FARIAS FILHO, Milton Cordeiro. Noções gerais de projeto e pesquisa : uma abordagem didática. São Paulo: Baraúna, 2009.

GALVIS, Álvaro H. Oportunidades educativas de las TIC. Disponível em http://www.colombiaaprende.edu.co/html/investigadores/1609/articles-73523_archivo.pdf. Acessado em 21/02/2010.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: Um novo ritmo da informação. Campinas, SP. Papirus. 2007.

LEMOS, André; Lévy, Pierre. O Futuro da Internet. Em direção a uma ciberdemocracia planetária., São Paulo, Editora Paulus, 264p., 2010.

LÉVY, Pierre. A Revolução Contemporânea em Matéria de Comunicação. In: Revista Famecos, Porto Alegre; nº 9, dez. 1998 -Semestral. Disponível em http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/viewFile/3009/2287. último acesso em 04/07/2010.

________.Cibercultura, Lisboa, Instituto Piaget, 1997.

MAGDALENA, BeatrizCorso; COSTA, Iris Elisabeth Tempel. Internet em sala de aula: com a palavra, os professores. Porto Alegre: Artmed, 2003

MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: ______. MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12 ed. Campinas: Papirus, 2000. 173p.

MERCADO, Luiz PauloLeopoldo (Org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002.

MORAN, José Manuel. Como utilizar aInternet na Educação. Disponível em www.scielo.br/pdf/ci/v26n2/v26n2-5.pdf . último acesso em 02/09/2010.

_____, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica.Campinas,SP:Papirus, 2000.

PRETTO, N. de L. Uma escola sem/com futuro-. São Paulo: Papirus Editora, 1996.

SANCHO, Juana M.(org.) Para uma tecnologia educacional. Tradução de Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre, Artmed, 1998

SILVA, Marco. Internet na escola e inclusão.In: Integração das Tecnologias na Educação/ Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005.Disponível em http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf. último acesso em 04/07/2010

TEDESCO, Juan Carlos (org.) Educação e Novas Tecnologias: esperança ou incerteza ? Tradução de Claudia Berliner; Silvana Cabucci. São Paulo: Cortez. Buenos Aires: IIPE. Brasília: UNESCO, 2004.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. Plano de Desenvolvimento Institucional2005-2014. Belém. PA. EDUEPA. 2007

VIANA, Maria Aparecida Pereira. Internet na Educação: Novas formas de aprender, necessidades e competências no fazer pedagógico. In: MERCADO, Luiz PauloLeopoldo (Org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

Gardunho Neto, J. C., & Frota, F. H. da S. (2021). Utilização da Internet como Recurso Pedagógico por Docentes da Universidade Estadual do Pará. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 1(01), 428–455. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1332

Edição

Seção

Artigos