Formar Professores em Exercício:

do discurso da profissionalização à melhoria da docência

Autores

  • Francisco Chagas de Paiva Júnior
  • Maria Glaucíria Mota Brasil

Palavras-chave:

formação de professores em exercício, docência pós-formação, profissionalização

Resumo

A formação de professores é pauta prioritária na atualidade. Sua emergência, associada à globalização econômica e à difusão do conhecimento em rede, repercute na educação, especialmente na demanda por professores e nas exigências
em torno de seu preparo e desempenho. No Brasil, ganha destaque o efetivo exercício da docência sem a devida formação. O Programa de Formação de Professores em Exercício (PROFORMAÇÃO), iniciativa de formação inicial em
serviço a distância, constitui uma alternativa. Esta experiência é abordada neste ensaio, com suporte nas relações entre as orientações pedagógicas e a melhoria da docência. O assunto, examinado com base no Programa em Quixadá-CE, apóia-se em investigação qualitativa com oito egressos. Argumenta-se que o Proformação é uma política educacional induzida, reflexo de agenda educativa pactuada externamente. Questionam-se o foco no professor e o uso sedutor do discurso da profissionalização para justificar o aligeiramento da sua formação. Sua proposta pedagógica é detalhada, oferecendo subsídios à compreensão da docência pós formação de seus egressos.

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Publicado

2011-05-02

Como Citar

Paiva Júnior, F. C. de, & Brasil, M. G. M. (2011). Formar Professores em Exercício:: do discurso da profissionalização à melhoria da docência. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 1(02), 71–94. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1300

Edição

Seção

Artigos