Auto-Avaliação Institucional: Desafios, Limites e Perspectivas:
um Estudo de Caso na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
Palavras-chave:
políticas públicas da educação superior, avaliação da educação superior, auto-avaliaçãoResumo
A pesquisa aborda o tema a avaliação institucional. Tem centralidade na proposta de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Analisou-se, por meio de uma investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, como se deu o processo de implementação da auto-avaliação institucional proposta pelo SINAES na UFRA, no período 2005-2006, desvelando: as ações desenvolvidas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) para a implementação da auto-avaliação; os significados e finalidades atribuídas à auto-avaliação pelos gestores institucionais e membros da CPA e os principais desafios e limitações percebidas no processo de implementação e desenvolvimento de auto-avaliação, bem como as suas perspectivas acerca do processo. A análise documental e as entrevistas foram os instrumentos utilizados para o levantamento dos dados. A pesquisa revelou que a UFRA fez adesão à proposta de auto-avaliação do SINAES, executando-a por meio de ações planejadas pela CPA/UFRA. A participação passiva da comunidade universitária foi destacada como um dos principais desafios enfrentados na implementação e desenvolvimento da auto-avaliação na UFRA, aliado as limitações de carências de infra-estrutura, recursos financeiros, o prazo exíguo para o desenvolvimento de todo o processo na instituição, além das dificuldades de resgate de informações e da ausência de pessoal com qualificação técnica em avaliação na CPA. Dentre as perspectivas geradas, destacam-se: a consolidação de uma cultura de avaliação institucional na UFRA, a incorporação dos resultados da auto-avaliação ao plano de desenvolvimento institucional da Universidade e a efetivação de mudanças institucionais sinalizadas no relatório de auto-avaliação. Entretanto, estas perspectivas foram, em parte, frustradas porque não ocorreu o tratamento adequado das informações, apontadas no relatório de auto-avaliação, pela gestão universitária.
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