Impactos da Política de Informática Educativa, na Gestão Escolar, das Escolas Públicas Estaduais do Ensino Básico do Município de Ananindeua/PA

Autores

  • Raimunda de Lourdes Brito de Araujo
  • José Wagner Cavalcante Muniz

Palavras-chave:

políticas públicas, educação, gestão, tecnologias da informação e comunicação (TICs)

Resumo

A sociedade globalizada demanda uma nova configuração de conhecimento impulsionado pelo avanço tecnológico em que obriga as pessoas a aprender a aprender tomando por base o aspecto colaborativo e interativo. Em pleno século XXI o acesso à informação é caracterizado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, focada nos recursos digitais da informática com capacidade para gerar  e distribuir informações nas malhas da rede em nível mundial com extrema velocidade. Esse cenário de mudanças profundas na educação exigiu a elaboração de políticas públicas educacionais para inserção dos gestores escolares no cenário tecnológico centrado no Computador e Internet. A utilização desses recursos abrangendo os aspectos administrativos e pedagógicos da escola pública possibilita melhores resultados no  processo educativo e a exequibilidade da Política de Informática Educativa – PIE delineada no Programa Nacional de Informática Educativa - ProInfo. Neste sentido, o presente artigo tem por objetivo explicitar a pesquisa realizada por mim em escolas estaduais da rede pública do município de Ananindeua/Pará, no nível do ensino básico, a fim de verificar quais os impactos causados com a implementação de tal Política educacional, no processo de gestão escolar.

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Publicado

2012-05-01

Como Citar

Araujo, R. de L. B. de, & Muniz, J. W. C. (2012). Impactos da Política de Informática Educativa, na Gestão Escolar, das Escolas Públicas Estaduais do Ensino Básico do Município de Ananindeua/PA. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 2(05), 102–123. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1227

Edição

Seção

Artigos