Projeto Político Pedagógico: Um Planejamento Desafiador para as Instituições de Ensino:

um estudo de caso em uma escola pública de Belém do Pará

Autores

  • Maria do Socorro Ribeiro Barbosa
  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira

Palavras-chave:

projeto pedagógico, ensino-aprendizagem, planejamento institucional

Resumo

Este artigo é o resultado de um estudo sobre Projeto Político Pedagógico – PPP em uma Escola Pública de Belém-Pa, onde foi investigado por meio de uma pesquisa de campo e bibliográfica se  houve melhoria no ensino-aprendizagem da escola pesquisada a partir das ações do seu projeto político pedagógico. A pesquisa foi feita com os sujeitos que fazem parte da comunidade intra e extra-escolar que são: 12 (doze) professores formados em diversas áreas de conhecimento, 10 (dez) alunos, 03 (três) pais, 01 (um) representante do Conselho Escolar, 02 (dois) vice-diretores, (03) agentes administrativos, correspondendo ao total de 31 (trinta e um) sujeitos. Este estudo tem a intenção de abrir pressupostos para o leitor fazer sua própria leitura acerca deste assunto. Na primeira parte, a autora apresenta uma discussão teórica sobre Projeto Político Pedagógico na visão de vários autores, onde a mesma também interage e emite opiniões sobre o objeto de estudo em questão. E na segunda parte, apresenta o resultado da pesquisa de campo, para que os leitores possam fazer uma relação entre o conhecimento teórico apresentado pelos autores estudados, bem como, por meio do conhecimento adquirido a partir da pesquisa de campo. Permitindo fazer com que, este leitor, terça seus próprios comentários e opiniões acerca da política do PPP,  a partir  do presente estudo.

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Publicado

2012-05-01

Como Citar

Barbosa, M. do S. R., & Oliveira, I. A. de. (2012). Projeto Político Pedagógico: Um Planejamento Desafiador para as Instituições de Ensino:: um estudo de caso em uma escola pública de Belém do Pará. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 2(05), 1–28. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1222

Edição

Seção

Artigos