Rebeliões, homicídios, centros educacionais:

inquietações e problematizações sobre o sistema socioeducativo cearense

Autores

  • Ingrid Lorena Silva Leite Mestre em Sociologia - UECE
  • Leila Maria Passos Souza Bezerra Doutora em Sociologia – UFC e Professora do Curso de Serviço Social - UECE

DOI:

https://doi.org/10.32335/2238-0426.2019.9.22.1023

Palavras-chave:

Juventude, Facções Criminosas, Centro Educacional, Disciplina

Resumo

Este artigo problematiza a execução da política pública do sistema socioeducativo, sobretudo a ramificação das facções criminosas nos centros educacionais de Fortaleza-CE. Com a denominada crise do sistema socioeducativo, a partir da década de 2000, houve uma reconfiguração da dinâmica nas unidades de internação, acentuada pela ramificação das facções criminosas. Essa política pública deveria, a partir de um conjunto de ações, garantir um processo de responsabilização do ato infracional, porém, o contexto dessas unidades se apresenta de forma violenta, via assassinato de jovens internos, constantes rebeliões, ameaças e torturas. Tal contexto intensifica a perspectiva de punição nas unidades de internação. Para a construção deste estudo, optou-se pela metodologia qualitativa, com uso de diário de campo e observação participante em um centro educacional no Município de Fortaleza.

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Publicado

2019-04-22

Como Citar

Leite, I. L. S., & Souza Bezerra, L. M. P. (2019). Rebeliões, homicídios, centros educacionais:: inquietações e problematizações sobre o sistema socioeducativo cearense. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 9(22), 60–78. https://doi.org/10.32335/2238-0426.2019.9.22.1023

Edição

Seção

Artigos