Relações entre o público e o privado
influências do setor privado na gestão da educação pública. E agora?
Palavras-chave:
Educação, Público e privado, Gestão da educação, PrivatizaçãoResumo
A lógica gerencial presente na reforma do Estado e aprofundada até os dias atuais e as estratégias de gestão privada na educação básica no Brasil, viabilizam e aprofundam a reprodução do capital através da educação e seus reflexos na gestão da educação e da escola. Analisaremos neste artigo como vem ocorrendo a privatização da gestão da educação e da escola pública na proposta de uma parceria entre uma rede de ensino e um instituto privado. Essa forma peculiar de privatização denominou-se endoprivatização que opera através da instalação de uma série de ferramentas de mercado no próprio funcionamento da política pública e da escola. Iremos apresentar como uma instituição privada vem modificando seu foco de atuação, buscando atuar nas redes de ensino no Brasil, visando cumprir as metas do Plano Nacional de Educação com a lógica de um programa privado que altera o conteúdo da educação. Buscamos com esse estudo evidenciar que a lógica de gestão desse Instituto, que se coloca como indutor de políticas públicas no pais com uma rede extensa de relações com instituições públicas e privadas, pode imprimir o modelo da empresa privada na educação pública trazendo consequências profundas para o conteúdo da educação e da escola.