Relações entre o público e o privado

influências do setor privado na gestão da educação pública. E agora?

Autores

  • Maria Raquel Caetano

Palavras-chave:

Educação, Público e privado, Gestão da educação, Privatização

Resumo

A lógica gerencial presente na reforma do Estado e aprofundada até os dias atuais e as estratégias de gestão privada na educação básica no Brasil, viabilizam e aprofundam a reprodução do capital através da educação e seus reflexos na gestão da educação e da escola. Analisaremos neste artigo como vem ocorrendo a privatização da gestão da educação e da escola pública na proposta de uma parceria entre uma rede de ensino e um instituto privado. Essa forma peculiar de privatização denominou-se endoprivatização que opera através da instalação de uma série de ferramentas de mercado no próprio funcionamento da política pública e da escola. Iremos apresentar como uma instituição privada vem modificando seu foco de atuação, buscando atuar nas redes de ensino no Brasil, visando cumprir as metas do Plano Nacional de Educação com a lógica de um programa privado que altera o conteúdo da educação. Buscamos com esse estudo evidenciar que a lógica de gestão desse Instituto, que se coloca como indutor de políticas públicas no pais com uma rede extensa de relações com instituições públicas e privadas, pode imprimir o modelo da empresa privada na educação pública trazendo consequências profundas para o conteúdo da educação e da escola.

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Publicado

2019-11-19

Como Citar

CAETANO, M. R. Relações entre o público e o privado: influências do setor privado na gestão da educação pública. E agora?. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 15, n. 30 jul.dez, p. 209–226, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2153. Acesso em: 26 abr. 2024.