Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.52521/21.10962Palavras-chave:
sociologia do romance, sociologia da literatura, transculturação, figuração, texto literárioResumo
A relação íntima entre literatura e sociedade, forma e história, texto e contexto social demonstra que os fatos históricos, as condições sociais e os elementos políticos relacionam-se intrinsecamente com a construção da obra literária, constituindo-se como fatores indiscutíveis à compreensão da literatura. O objetivo da sociologia do romance é a reconstrução das homologias entre a sociedade e a forma romanesca, mediante múltiplas dimensões: a) homologia de estruturas com a liberdade individual; b) estudo sociológico, estrutural e genético; c) a categoria da mediação é fundamental nesta empreitada; d) O romance novecentista produziu diversas personificações do herói problemático, desvelando a ruptura entre o herói e a sociedade; e) o romance veio a conformar uma nova sensibilidade em relação ao tempo, mesclando forma e conteúdo. Por conseguinte, torna-se possível uma sociologia do romance: as narrativas alimentam a imaginação sociológica, derivada do prazer do texto. No texto romanesco, percebe-se uma perspectiva crítica. Em uma perspectiva internacionalista, mediante interpretações sociológicas e literárias, em uma história espacializada, os textos a seguir vão explorar a relação entre literatura, sociedade e violência nas obras romanescas de uma série de autores - de vários países: Portugal, Tchecoslováquia, Brasil, Colômbia, Chile, Uruguay, México e Índia. Trata-se de estudar a correspondência entre a unidade expressa pela criação cultural, pelo escritor, e a evolução da estrutura de uma determinada sociedade, percebendo a transculturação presente na obra literária.
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