EL ROMANCE DE LA VIOLENCIA Y LA VIOLENCIA EN LA ESCENA TEATRAL DE LUCES APAGADAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.52521/21.8369

Palabras clave:

Luzes apagadas, Teatro, Sociologia do romance, Romance da violência, Dramaturgia

Resumen

Para contribuir ao estudo acerca do Romance da Violência e suas figurações, este trabalho se propõe a analisar a peça Luzes Apagadas (1984), da dramaturga indiana Manjula Padmanabhan, para demonstrar a potência que um texto do tipo encontra no âmbito teatral. O trabalho também busca evidenciar a importância do texto dramático e do próprio teatro para pensar sobre produções artísticas violentas, valendo-se da noção de dramaturgia como algo que perpassa o texto e se transforma quando encenado, ampliando a experiência do público e potencializando o ficcionar da violência. Ainda, evidencia a necessidade do teatro para pesquisas da área da sociologia e outras humanidades, por valer-se do estado de acontecimento efêmero em tempo e espaço reais, com a presença de corpos vivos diante de outros corpos vivos.

 

Biografía del autor/a

Julia Kieling Lucas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Artes Cênicas (PPGAC/UFRGS), Mestre em Artes Cênicas (PPGAC/UFRGS); Bacharela em Teatro com ênfase em Interpretação (UFRGS); Licencianda em Teatro (UFRGS). Atriz, diretora e dramaturga, pesquisa sobre a relação do sentimento de medo e o do gênero horror com o teatro, com enfoque na dramaturgia e na criação artística. 

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Publicado

2023-07-10

Cómo citar

KIELING LUCAS, J. EL ROMANCE DE LA VIOLENCIA Y LA VIOLENCIA EN LA ESCENA TEATRAL DE LUCES APAGADAS. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 21, n. 44, p. 140–158, 2023. DOI: 10.52521/21.8369. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/8369. Acesso em: 24 ago. 2024.