EL ROMANCE DE LA VIOLENCIA Y LA VIOLENCIA EN LA ESCENA TEATRAL DE LUCES APAGADAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.52521/21.8369

Palabras clave:

Luzes apagadas, Teatro, Sociologia do romance, Romance da violência, Dramaturgia

Resumen

Para contribuir ao estudo acerca do Romance da Violência e suas figurações, este trabalho se propõe a analisar a peça Luzes Apagadas (1984), da dramaturga indiana Manjula Padmanabhan, para demonstrar a potência que um texto do tipo encontra no âmbito teatral. O trabalho também busca evidenciar a importância do texto dramático e do próprio teatro para pensar sobre produções artísticas violentas, valendo-se da noção de dramaturgia como algo que perpassa o texto e se transforma quando encenado, ampliando a experiência do público e potencializando o ficcionar da violência. Ainda, evidencia a necessidade do teatro para pesquisas da área da sociologia e outras humanidades, por valer-se do estado de acontecimento efêmero em tempo e espaço reais, com a presença de corpos vivos diante de outros corpos vivos.

 

Biografía del autor/a

Julia Kieling Lucas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Artes Cênicas (PPGAC/UFRGS), Mestre em Artes Cênicas (PPGAC/UFRGS); Bacharela em Teatro com ênfase em Interpretação (UFRGS); Licencianda em Teatro (UFRGS). Atriz, diretora e dramaturga, pesquisa sobre a relação do sentimento de medo e o do gênero horror com o teatro, com enfoque na dramaturgia e na criação artística. 

Citas

BAUMAN, Zygmunt. Medo líquido. São Paulo: Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2008.

BENJAMIN, Walter. Sobre arte, técnica, linguagem e política. Lisboa: Relógio D'Água, 1992.

BURKE, Edmund. Investigação filosófica sobre a origem de nossas ideias do sublime e da beleza. São Paulo: Edipro, 2014.

CARROLL, Nöel. A filosofia do horror ou os paradoxos do coração. São Paulo: Papirus, 1999 COLI, Jorge. O que é arte. Brasiliense, 2017.

DELUMEAU, Jean; MACHADO, Maria Lucia. História do medo no ocidente 1300-1800: uma cidade sitiada. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

LUCAS, Julia Kieling. Terror artístico: possibilidades de composição teatral visando a experiência de pesadelo. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2022.

PADMANABHAN, Manjula. Tradução de Manoela Wolf. Luzeas Apagadas. Nova Dheli, 1987.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1987

RANCIÈRE, Jacques. Se o irrepresentável existe. In: RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Tradução de Mônica Costa Netto. Rio de Janeiro: Contraponto, pp. 119-149, 2012.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

TAVARES-DOS-SANTOS, José Vicente; TEIXEIRA, Alex Niche. Figurações da Violência: uma apresentação enigmática. Sociologias, v. 15, pp. 14-25, 2013.

SCHILLER, Friedrich. Do sublime ao trágico. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 2004

VARMA, Devendra. The Gothic Flame: Being a history of the gothic novel in england: its origins, efflorescence, disintegration, and Residuary Influences. Russel and Russel, 1923.

Publicado

2023-07-10

Cómo citar

KIELING LUCAS, J. EL ROMANCE DE LA VIOLENCIA Y LA VIOLENCIA EN LA ESCENA TEATRAL DE LUCES APAGADAS. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 21, n. 44, p. 140–158, 2023. DOI: 10.52521/21.8369. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/8369. Acesso em: 21 nov. 2024.