A dimensão escolar do ENEM
estudo de caso comparado entre duas escolas estaduais de Londrina/PR
DOI:
https://doi.org/10.52521/20.6707Palabras clave:
Sociologia da educação, Enem, Prestígio, Neoinstitucionalismo, EscolaResumen
A presente pesquisa foi realizada a partir de um estudo de caso comparado. O que se compara é o processo de internalização do Enem em duas escolas estaduais e urbanas do munícipio de Londrina/PR. Chamamos de “dimensão escolar” tal processo de internalização e problematizamos o mesmo como possível motivador de práticas sociais diversas em contextos diferenciados pelo nível de prestígio das escolas. O trabalho se inscreve no campo da Sociologia da Educação Brasileira. A metodologia é delineada pelo estudo de caso comparado, no qual foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com foco em diretores e ex-diretores nas escolas. Os gestores foram selecionados por serem considerados os responsáveis, ou não, pelo processo análogo à implementação do Enem enquanto política pública. O referencial teórico utilizado foi o da sociologia neoinstitucional, sendo pensadas agência e estrutura de modo interrelacionado e simultâneo. Verificamos que na escola com menor nível de prestígio, da qual se esperava menos práticas sociais motivadas pelo Enem, ficou evidente uma intencionalidade e atividade maior de seus agentes motivados pelo exame. De modo diverso, na escola de maior prestígio e com fama consolidada nos rankings informais do Enem, verificamos uma motivação de práticas sociais bem menor, porém uma utilização do mesmo para sustentar o prestígio e consequente demanda por vagas na instituição.
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