Comunicação Comunitária e Local em Rede

lógicas, práticas e vivências de sociabilidade e cidadania em telecentros no Agreste da Borborema-PB

Autores/as

  • Juciano De Sousa Lacerda

Palabras clave:

comunicação comunitária em rede, cidadania, inclusão digital, mídias digitais, telecentros comunitários

Resumen

Apresentamos neste texto uma proposta de investigação das lógicas, práticas e vivências que caracterizam a condição de agentes produtores de
comunicação e informação local e comunitária, em ambientes digitais midiáticocomunicacionais, das pessoas e grupos que participam de projetos de inclusão digital públicos e gratuitos, no Agreste da Borborema-PB, região polarizada por Campina Grande-PB. Adotamos, como referencial metodológico, a perspectiva da pesquisaparticipante, num modelo plural e flexível de webgrafia, midiografia dos telecentros e entrevista em profundidade. Com isso, pretendemos fazer o mapeamento das condições tecnológicas em multimídia dos telecentros da região, sistematizar a produção digital local e comunitária, tendo em vista identificar tipos de agência cidadã ou contra-hegemônica em seus modelos e resultados.

Publicado

2020-01-29

Cómo citar

LACERDA, J. D. S. Comunicação Comunitária e Local em Rede: lógicas, práticas e vivências de sociabilidade e cidadania em telecentros no Agreste da Borborema-PB. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 7, n. 14 jul.dez, p. 67–82, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2689. Acesso em: 25 nov. 2024.