Reflexões sobre os atuais cenários da política educacional na América Latina

Autores/as

  • Antônio Cabral Neto
  • Alda Maria Duarte Araújo Castro

Palabras clave:

Política Educacional, Organismos Internacionais, Reforma Educacional

Resumen

Neste artigo são apresentadas reflexões e análises a respeito das políticas educacionais implantadas na América Latina, nas últimas decadas. Essas políticas são orientadas pelas diretrizes dos organismos internacionais que concebem a educação como estratégia de desenvolvimento econômico e social, capaz de propiciar a inserção dos países em desenvolvimento no mundo globalizado. Inicialmente, analisa a influência exercida pelo Banco Mundial na construção de um modelo hegemôneo de educação para a América Latina, no qual são enfatizadas, a formação do capital humano para se adequar aos novos padrões de acumulação e a melhoria de qualidade da educação básica. Em segundo lugar, discute o papel exercido pelo Projeto Principal de Educação (PPE), criado pela CEPAL, em 1979, com o objetivo de delinear políticas educacionais que tivessem im´pactos no desenvolvimento da região, e o seu realinhamento às novas diretrizes propostas pelos organismos internacionais. Por último, faz um balanço das políticas educacionais implantadas na América Latina a partir das últimas décadas do Século XX, tomando como referência documentos dos organismos internacionais e pesquisas realizadas por estudiosos da área. Nesse sentido, o foco das análises recai sobre a avaliação das dimensões política, financeira e técnica das reformas educacionais.

Publicado

2020-01-29

Cómo citar

NETO, A. C.; DUARTE ARAÚJO CASTRO, A. M. Reflexões sobre os atuais cenários da política educacional na América Latina. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 3, n. 5 jan.jun, p. 7–23, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2658. Acesso em: 22 nov. 2024.