Análise da Satisfação de Discentes em Cursos na Modalidade a Distância a Partir de uma Proposta de Segmentação
Palabras clave:
Satisfação, Discentes, Segmentação, Educação à Distância, CHAIDResumen
Este trabalho tem como objetivo avaliar a satisfação de discentes de cursos na modalidade a distância, a partir da análise de grupos com diferentes graus de satisfação. Uma pesquisa de campo foi conduzida com 172 discentes de cursos de Bacharelado em Administração na modalidade à distância de duas universidades públicas nacionais. Utilizando-se o método de Detecção de Interação Automática do Chi-Quadrado (CHAID) foi possível explicar a variabilidade do nível de satisfação de distintos grupos. A variável que melhor explicou a variabilidade do nível de satisfação foi a capacidade dos docentes adaptarem o conteúdo à realidade sócio-econômica dos discentes. Além disto, estes esperam não apenas que estes profissionais sejam capazes de dialogar, mas que mantenham o diálogo de forma eficiente. Entre aqueles que percebem que os docentes não são capazes de realizar tais adaptações, a orientação dos tutores divide o grupo entre aqueles mais e menos satisfeitos com o curso.