Orientação profissional para adolescentes em conflito com a lei

Autores/as

  • Marinina Gruska Benevides
  • Daniele Gruska Benevides Prata

Palabras clave:

Políticas públicas de emprego e juventude, Adolescentes em conflito com a lei, Orientação profissional

Resumen

Este estudo examina os aspectos facilitadores e dificultadores da orientação profissional de adolescentes em conflito com a lei, considerando a experiência do Estado do Ceará em programas de qualificação profissional de adolescentes institucionalizados e as experiências das pesquisadoras relativas ao desenvolvimento de pesquisa-ação sobre orientação profissional para inclusão desses sujeitos no mundo do trabalho. A pesquisa-ação foi desenvolvida nas dependências do Centro Educacional Cardeal Aluísio Lorscheider (CECAL) e do Centro Educacional Patativa do Assaré (CEPA), em Fortaleza, e foi enriquecida com os dados da participação das autoras nos Seminários Estaduais sobre Descentralização de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade) e dos Cursos de Formação de Operadores do Sistema de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei do Ceará, realizados em diversas cidades do Estado do Ceará, ao longo dos anos de 2009 e 2010. Entre as principais conclusões deste estudo, estão a necessidade de constituir indicadores de avaliação de eficácia e de eficiência das ações desenvolvidas nas unidades de medidas socioeducativas e de desenvolver programas de orientação profissional que tenham como foco prioritário o sentido do trabalho para os adolescentes institucionalizados e as estratégias dialógicas de intervenção.

Publicado

2020-01-28

Cómo citar

BENEVIDES, M. G.; BENEVIDES PRATA, D. G. Orientação profissional para adolescentes em conflito com a lei. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 10, n. 20, p. 237–259, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2622. Acesso em: 24 nov. 2024.