O mercado de artes plásticas no Rio de Janeiro e em São Paulo

um mercado local

Autores/as

  • Daniela Stocco

Palabras clave:

Mercado de arte, Rio de Janeiro, São Paulo, Sociologia da arte, Mercado de arte local

Resumen

O mercado de artes visuais tem crescido significativamente no Brasil nos últimos oito anos; no entanto, ele difere daquele de caráter internacional, dependendo dele em alguns aspectos. Tais diferenças têm representado um impacto no mercado de arte no Rio de Janeiro e em São Paulo. Assim, este artigo toma por base as abordagens metodológicas elaboradas por Raymonde Moulin e Howard Becker, as quais enfatizam a importância de redes de arte e da interação entre atores individuais e institucionais, mostrando que, embora o mercado de arte nas duas cidades mais ricas do Brasil apresente o mesmo tipo de conexões e interações entre especialistas, colecionadores, instituições e apreciadores da arte, ele tem um caráter bastante local e privado.

Publicado

2020-01-27

Cómo citar

STOCCO, D. O mercado de artes plásticas no Rio de Janeiro e em São Paulo: um mercado local. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 11, n. 22 jul.dez, p. 71–86, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2578. Acesso em: 23 nov. 2024.