Quadro nacional dos docentes de sociologia no ensino médio

desafios da formação docente entre textos, dados e contextos

Autores/as

  • Daniel Vitor Vicente
  • Ileizi Luciana Fiorelli Silva

Palabras clave:

Professor de Sociologia, Formação de Professores, Censo Escolar e Docentes

Resumen

Esta pesquisa apresenta o quadro de professores de Sociologia no Ensino Médio no Brasil. Os dados foram obtidos por meio do Censo Escolar da Educação Básica do ano de 2012, disponibilizados pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas do Ministério de Educação. Demonstramos a situação da formação e as características dos docentes de Sociologia segundo sexo, raça/ cor, tipo de dependência administrativa de formação (pública/privada), curso superior de formação, condições de contratação, dependência administrativa que lecionam, entre outras características importantes que revelam um dos aspectos mais importantes no processo de ensino de Sociologia na Educação Básica.

Publicado

2020-01-27

Cómo citar

VICENTE, D. V.; FIORELLI SILVA, I. L. Quadro nacional dos docentes de sociologia no ensino médio: desafios da formação docente entre textos, dados e contextos. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 12, n. 24 jul.dez, p. 69–80, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2570. Acesso em: 4 dic. 2024.