Estado, Política Educacional e Inovação Pedagógica

Autores/as

  • Walter Esteves Garcia
  • Isabel Maria Sabino de Farias

Palabras clave:

Inovação pedagógica, Reforma educativa, Mudança

Resumen

O ensaio aborda uma dimensão significativa da poltica educacional: sua relação com os desafios do processo de mudana em um mundo globalizado no qual a dimensão econômica é tomada como marco referêncial das políticas sociais. Como mudar a escola, como mudar a prática pedagógica, está no centro do debate sobre inovação como poltica educacional. Este é um problema enigmático, visto que as iniciativas de inovação empreendidas pelas reformas educativas não encontraram respostas plenamente satisfatórias e, menos ainda, definitivas. O tema é examinado nas duas primeiras sérıes numa perspectiva teórica. Na terceira, tomando como referência a experiência dos ciclos de formação e do telensino no contexto educacional cearense, tece considerações sobre a efetividade dessas políticas na promoção de melhorias no ensino.

Publicado

2020-01-26

Cómo citar

GARCIA, W. E.; SABINO DE FARIAS, I. M. Estado, Política Educacional e Inovação Pedagógica. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 3, n. 5 jan.jun, p. 61–74, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2523. Acesso em: 22 nov. 2024.