Políticas Públicas para a Educação Profissional no Brasil as bases e os caminhos da reforma e da contra-reforma

Autores/as

  • Francisca Rejane Bezerra Andrade

Palabras clave:

Políticas públicas, Reforma, Educação profissional, Brasil

Resumen

O presente artigo analisa a reforma implementada na educação profissional brasileira durante o Governo FHC, discutindo como a impossibilidade de integração entre o ensino médio e a educação profissional de nvel técnico, regulamentada pelo Decreto n. 2.208/97, contribuiu para a ampliação da elitização da educação no país. Em seguida, ponderamos sobre as diretrizes e propostas do Governo Lula para esta modalidade de ensino, destacando a oposição entre o discurso deste e o do governo anterior. Finalmente, indicamos os avanos promovidos atualmente pelo poder público, bem como os desafios que precisam ser enfrentados para o êxito da atual proposta de polticas pœblicas para a educação profissional no Brasil.

Publicado

2020-01-25

Cómo citar

BEZERRA ANDRADE, F. R. Políticas Públicas para a Educação Profissional no Brasil as bases e os caminhos da reforma e da contra-reforma. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 3, n. 5 jan.jun, p. 177–190, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2514. Acesso em: 22 nov. 2024.