Hibridação Cultural

sonoridades migrantes na América Latina

Autores/as

  • José da Silva Ribeiro

Palabras clave:

Hibridação, Hibridismo, Mestiçagem, Crioulização, Sonoridades, Migrantes

Resumen

Embora sejam muitos os objetos possíveis do processo de hibridação cultural ou mestiçagem, ou “crioulização”. Elegi, para este trabalho, como objeto da hibridação cultural as sonoridades migrantes. Para a reflexão proposta tentarei definir os conceitos que giram em torno do encontro entre culturas, os objetos de hibridação e situações, contextos e locais em que esta acontece. Talvez devesse utilizar preferencialmente o conceito de mestiçagem em vez de hibridação ou hibridismo. Estou de acordo com os autores que consideram que a dimensão temporal é o que distingue a mestiçagem de outras formas de união, como o hibridismo, o misto, a mistura, que podem ser apreendidos estaticamente. A mestiçagem é mais sonora que visual, mais musical que pictórica, mais narrativa que descritiva. Parece-me pois necessária uma revisão dos termos e conceitos e a reflexão teórica e sua aplicação no objeto e situações abordadas nesta comunicação.

Publicado

2020-01-22

Cómo citar

DA SILVA RIBEIRO, J. Hibridação Cultural: sonoridades migrantes na América Latina. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 9, n. 17 jan.jun, p. 107–127, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2467. Acesso em: 22 nov. 2024.