O espaço do diálogo pluralista
a história do Programa de Educação Bilíngüe do Conselho Regional Indígena de Cauca
Palabras clave:
Antropologia, Interculturalidade, Etnologia, IndígenaResumen
Os estudiosos dos movimentos indígenas latino-americanos freqüentemente tratam estes movimentos como se fossem organizações homogêneas, compostas exclusivamente por índios. Neste texto a autora explora o pluralismo do movimento indígena colombiano a partir da análise histórica de um caso exemplar: o Programa de Educação Bilingüe (PEB) do Conselho Regional do Cauca (CRIC). Com base na análise da noção de interculturalidade, a autora sustenta que as organizações indígenas constroem diálogos com a sociedade dominante através de um processo de apropriação e reconstrução cultural que reúne ativistas tanto indígenas quanto brancos e mestiços.
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Publicado
2020-01-21
Cómo citar
RAPPAPORT, J. O espaço do diálogo pluralista: a história do Programa de Educação Bilíngüe do Conselho Regional Indígena de Cauca. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 8, n. 16 jul.dez, p. 99–122, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2447. Acesso em: 22 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos