Margens Escritas

literatura, espaço e o Entorno do Distrito Federal

Autores/as

  • Andréa Borghi Moreira Jacinto

Palabras clave:

Construção social do espaço, Literatura local, Municípios, Capital federal, Poder local, Poder central, Entorno do Distrito Federal, Planalto Central, Noroeste de Minas

Resumen

Entre discursos hegemônicos sobre Brasília e o Distrito Federal, encontra-se a imagem de Brasília como lugar do moderno e civilizado, inscrita como ilha em espaços vazios de cultura, civilização ou progresso. Partindo dessa imagem, pergunta-se: o que diriam os que são classificados por tais discursos como situados no vazio? Em busca de outros discursos e de diálogos com perspectivas locais, privilegia-se um grupo em particular: escritores cujas produções literárias tematizam municípios e localidades existentes antes da construção de Brasília. Explorando tensões, tenta-se efetuar deslocamentos entre discursos e idiomas formulados localmente, narrados pela perspectiva de localidades, e também discursos enunciados a partir da centralidade do Estado-Nação. As temáticas observadas nesses discursos referem-se principalmente ao campo das relações entre os municípios e a capital federal, entre poder central e poderes locais, e a representação do espao regional. Entre elas, o trabalho destaca a noção de sacrifício, e a ausência de reciprocidade entre a nação e o sertão.

Publicado

2020-01-10

Cómo citar

BORGHI MOREIRA JACINTO, A. Margens Escritas: literatura, espaço e o Entorno do Distrito Federal. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 4, n. 7 jan.jun, p. 99–119, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2370. Acesso em: 24 nov. 2024.