Mediação de conflitos na escola

Autores/as

  • Katury Rayane Ramos
  • Rosemary de Oliveira Almeida
  • Irene Alves de Paiva

Palabras clave:

Escola pública, Conflitos, Mediação de Conflitos

Resumen

A escola pública brasileira sofre processos de adequações em torno da compreensão do que realmente seja o espaço escolar, tanto no que se refere ao contexto pedagógico, quanto aos aspectos relativos às interações sociais. Este artigo chama atenção para os inúmeros casos de conflitos e práticas violentas desenvolvidas no seu interior, como por exemplo, agressões físicas cometidas ora por alunos ora por professores. Este contexto revela desafios e a iminente reflexão sobre a significação da convivialidade no ambiente escolar para seus diferentes sujeitos, bem como para grupos sociais preocupados com a educação, como pesquisadores, educadores, famílias, gestores públicos entre outros. O objetivo é compreender a implantação da mediação de conflitos em escolas públicas estaduais e municipais do Ceará. Orientados pela seguinte problematização: como se constitui a experiência de implementação da mediação de conflitos em escolas públicas do estado do Ceará? A escola municipal do Mar é o campo de análise desta pesquisa. Localizada no bairro Mucuripe da cidade de Fortaleza-CE é da rede municipal de ensino vinculada a Secretaria Municipal de Educação (SME) e do distrito II de educação. A pesquisa é qualitativa com cunho exploratório descritivo, posto que sua principal finalidade identificar como as escolas trabalham a mediação de conflito. 

Publicado

2019-11-29

Cómo citar

RAMOS, K. R.; ALMEIDA, R. de O.; DE PAIVA, I. A. Mediação de conflitos na escola. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 15, n. 29 jan.jun, p. 131–154, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2209. Acesso em: 23 nov. 2024.