O público e o privado na educação brasileira

um estudo de parcerias realizadas na Bahia

Autores/as

  • Emília Peixoto Vieira
  • Arlete Ramos dos Santos
  • Ivanei de Carvalho dos Santos

Palabras clave:

Estado, Público-privado, Políticas educacionais

Resumen

Este artigo analisou a reforma do Estado nos países da América Latina e no Brasil, a partir dos anos 1990, e suas implicações às políticas educacionais. Nesse contexto, o estudo das relações entre o público e o privado na implementação das políticas públicas no Brasil e a inserção de grupos empresariais no cenário educacional em nível nacional e nas regiões do Sul, Extremo Sul e Baixo Sul da Bahia. A pesquisa foi desenvolvida a partir de dois projetos de pesquisa do Departamento de Ciências da Educação/DCIE/ UESC e que têm em comum, dois objetivos: analisar a organização da gestão educacional nos municípios dessas regiões da Bahia, a partir dos anos de 1990; e identificar empresas que realizaram parcerias com municípios dessa região para o setor da educação, caracterizando a relação público e privado. Como referencial teórico metodológico, optou-se por uma leitura dialética, para entender essa relação na educação. Como procedimento metodológico, utilizamos entrevistas com professores e representantes de grupos empresariais, além de relatórios disponíveis nos site e blogs das empresas. Os resultados demonstram que, na configuração das parcerias público-privado na região, o que localizamos não é apenas uma deslocação direta do público para o privado, mas sistemas educativos que continuam a ser essencialmente públicos/estatal, regulados por um conjunto de mudanças nos mecanismos institucionais.

Publicado

2019-11-11

Cómo citar

VIEIRA, E. P.; DOS SANTOS, A. R.; DOS SANTOS, I. de C. O público e o privado na educação brasileira: um estudo de parcerias realizadas na Bahia. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 15, n. 30 jul.dez, p. 61–88, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2134. Acesso em: 23 nov. 2024.