A formação dos licenciandos em Ciências Sociais

os conflitos entre a Universidade e a escola básica

Autores

  • Débora Cristina Goulart

Palavras-chave:

Licenciatura, Ciências Sociais, estágio supervisionado, educação, PIBID

Resumo

Este trabalho discute as possibilidades e limites do ensino de Ciências Sociais no Ensino Médio como instrumento para a intervenção social realizada pelos sujeitos escolares. Este debate se circunscreve à análise da relação entre escola púbica e Universidade, voltando-se para as ações de projetos vinculados à atuação dos estagiários/bolsistas dos cursos de licenciatura em Ciências Sociais nas escolas públicas que se abrem como campo de estágio e/ou para a ação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Capes). Tomamos como referência para análise a articulação entre a crise social e a crise da escola segundo a perspectiva de I. Mészáros e M. Apple.

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Publicado

2020-01-27

Como Citar

GOULART, D. C. A formação dos licenciandos em Ciências Sociais: os conflitos entre a Universidade e a escola básica. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 12, n. 24 jul.dez, p. 81–93, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2572. Acesso em: 18 abr. 2024.