“Comer é viajar” e viajar é comer

Reflexões sobre gastronomia e turismo a partir das produções audiovisuais pagas exibidas no Brasil (2021-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/22.12353

Palavras-chave:

Gastronomia, Turismo, Televisão, Classes médias, Estilos de vida

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar as relações entre gastronomia e viagem, dois grandes mercados de consumo contemporâneos. O tema nos foi suscitado pela investigação [“projeto de pesquisa das autoras”] que vem sendo realizada por meio da análise das produções audiovisuais nas quais circulam repertórios prescritivos sobre esses domínios. Comparando a histórica relação entre esses dois campos/mercados, buscamos compreender as rupturas e permanências observáveis na atualidade. Concluímos que a gastronomia, que nasce como necessidade da viagem, acaba por se transformar na sua motivação principal no caso do turismo gastronômico; e que a expansão do turismo, entre outros fatores, leva à difusão de antigas e novas visões da gastronomia no mercado audiovisual global.

Biografia do Autor

Maria Celesta Mira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

É livre-docente em Antropologia e Sociologia da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo - USP (1977), graduação (1983) e mestrado (1990) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1997) e estágio pós-doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2002). É professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC/SP. É autora, dentre outros em coautoria, dos livros Entre a beleza do morto e a cultura viva: mediadores da cultura popular na São Paulo da virada do milênio (Intermeios/ Fapesp, 2016); O leitor e a banca de revistas: a segmentação da cultura no século XX (Olho D´Água/ Fapesp, 2001; e Circo eletrônico. Silvo Santos e o SBT (Loyola/ Olho D´Água, 1995). Suas áreas de interesse são Antropologia Urbana e a Sociologia da Cultura, com foco nos temas: cultura popular, cultura brasileira, indústria cultural, políticas culturais, consumo, gosto e práticas culturais, lazer, entretenimento e práticas corporais. É líder do GEPRACC - Grupo de Estudos de Práticas Culturais Contemporâneas (www.facebook.com.br/gepracc), certificado em 2008.

Beatriz Salgado Cardoso de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

.

Referências

ADAM Richman. Programação no website do canal Discovery Brasil. [s.d]. Disponível em: https://www.discoverybrasil.com/foodnetwork/talento/adam-richman. Acesso em: 15 mai. 2021.

APOLINÁRIO, Sônia. 'Sabor & Arte' é novo canal de culinária que estreia na TV paga. Comunic Sônia Apolinário. 28 jun. 2021. Disponível em: https://www.comunicsoniaapolinario.com.br/single-post/sabor-arte-%C3%A9-novo-canal-de-culin%C3%A1ria-que-estreia-na-tv-paga. Acesso em: 15 out. 2023.

AQUI tem. ‘Tempero na mochila’ desbrava tradição gastronômica mineira. Aqui tem. 11 nov. 2018. Disponível em: https://aquitemdiversao.com.br/tempero-na-mochila/. Acesso em: 05 jun. 2021.

AVENTURA Culinária com Roger Mooking. T2 EP11 - Porções Gigantes. TV Map. [s.d.]. Disponível em: https://tvmap.com.br/c992458/Aventura-Culinaria-com-Roger-Mooking-T2-EP11-Porcoes-Gigantes. Acesso em: 02 dez. 2023.

BEL Coelho estreia programa sobre cozinha brasileira. Revista Menu. 05 mai. 2015. Disponível em: https://www.revistamenu.com.br/2015/03/05/bel-coelho-estreia-programa-sobre-cozinha-brasileira/ Acesso em: 31 mai. 2015.

BELL, David; HOLLOWS, Joanne. Ordinary lifestyles: Popular media, consumption and taste. Londres: McGraw-Hill Education, 2005.

BORGES, Marília. A Busca Por Mais Experiência de Viagens e Menos Bens Materiais. WTM Global Hub. 13 jul. 2018. Disponível em: https://hub.wtm.com/pt/artigos/a-busca-por-mais-experiencia-de-viagens-e-menos-bens-materiais/. Acesso em: 10 nov. 2023.

BOURDIEU, Pierre. La distinción. Criterio y bases sociales del gusto. Madri: Taurus, 1988.

BRASIL é o terceiro maior consumidor de pirataria audiovisual. Sou Legal. 01 jun. 2021. Disponível em: https://soulegal.tv.br/2021/06/01/brasil-e-o-terceiro-maior-consumidor-de-pirataria-audiovisual/. Acesso em: 26 dez. 2023.

BRAUN, Daniela. Brasileiro dedica mais tempo a canais de TV. Valor Econômico online. 25 mai. 2022. Disponível em: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/05/20/brasileiro-dedica-mais-tempo-a-canais-de-tv.ghtml. Acesso em: 15 dez. 2023.

BUENO, Maria Lúcia. Arte e cultura na modernidade-mundo: sociologia da cultura e da arte (ensaios). Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2021.

CAMARGO, Haroldo Leitão. Patrimônio histórico e cultural. São Paulo: Aleph, 2002

CANAL a cabo Food Network estreia no Brasil com produção local. UOL. 04 nov. 2014. Disponível em: https://www.uol.com.br/nossa/cozinha/noticias/redacao/2014/11/04/canal-a-cabo-food-network-estreia-no-brasil-com-producao-local.htm. Acesso em: 07 nov. 2023.

DESTINO com sabor. IMDb. [s.d]. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt8258106/plotsummary?ref_=tt_ov_pl. Acesso em:15 mai. 2021.

DIIRR, Reuber. Zeca Camargo vai apresentar o Comer é Viajar no canal Sabor & Arte. Terra RD1. 28 jun. 2021. Disponível em: https://rd1.com.br/zeca-camargo-vai-apresentar-o-comer-e-viajar-no-canal-sabor-arte/. Acesso em: 19 dez. 2023.

ESTÚDIO Next. Postagem na rede social Facebook. 12 nov. 2018. Disponível em: https://www.facebook.com/EstudioNextMusic/posts/1367734990028830/. Acesso em: 01. jan. 2024.

% DE NOVOS clientes de TV por assinatura são classe C ou D. Exame Online. 24 abr. 2013. Disponível em: https://exame.com/tecnologia/95-de-novos-clientes-de-tv-por-assinatura-sao-classe-c-ou-d/. Acesso em: 12 dez. 2023.

FELTRIN, Ricardo. Exclusivo: Ranking mostra canais pagos que a elite brasileira vê. UOL. 02 jul. 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/ooops/2020/07/02/exclusivos-quais-os-canais-pagos-preferidos-pelos-mais-ricos-no-brasil.htm. Acesso em: 16 dez. 2023.

FOODNETWORK. Giada na Itália. Discovery Brasil. 2021. Disponível em: https://www.discoverybrasil.com/foodnetwork/giada-na-italia. Acesso em: 05 jun. 2021.

FREITAS, Felipe. Netflix e Spotify dominam streaming no Brasil; Globoplay é segundo mais assistido. Tecnoblog. 29 mai. 2023. Disponível em:https://tecnoblog.net/noticias/2023/05/29/netflix-e-spotify-dominam-streaming-no-brasil-globoplay-e-segundo-mais-assistindo/#:~:text=Netflix%20e%20Spotify%20dominam%20streaming%20no%20Brasil%3B%20Globoplay%20%C3%A9%20segundo%20mais%20assistido,-Estudo%20publicado%20por&text=Uma%20pesquisa%20divulgada%20neste%20m%C3%AAs,streamings%20mais%20populares%20no%20Brasil. Acesso em: 24 dez. 2023.

GNT. Midia Kit. Apresentação em Power Point na internet, jul.-set./2018. Disponível: https://solucoesgnt.gntapps.com.br/_defesas-do-canal/GNT- -3T-2018.pdf. Acesso em: 19 nov. 2021.

GOES, Tony. Canal de turismo Modo Viagem, da Globo, substitui Mais na Tela na TV paga. Folha de São Paulo online. 13 jan. 2022. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2022/01/canal-de-turismo-modo-viagem-da-globo-substitui-mais-na-tela-na-tv-paga.shtml. Acesso em: 15 out. 2023.

GUERINI, Elaine. Em “Virgilio”, uma viagem gastronômica pelas altitudes do Peru. NeoFeed. 06 nov. 2022. Disponível em: https://neofeed.com.br/blog/home/em-virgilio-uma-viagem-gastronomica-pelas-altitudes-do-peru/. Acesso em: 14 nov. 2023.

H&H Discovery. Mídia Kit Digital. [S.I.] Discovery Publicidade. 2020. Disponível em: https://www. discoverypublicidade.com/ptbr/home-health-2/. Acesso em: 18 nov. 2021.

HGTV. Midia Kit Digital. [S.I.] Discovery Publicidade. 2020. Disponível em: https://www.discoverypublicidade.com/ptbr/hgtv-2/. Acesso em: 18 nov. 2021.

HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terence. A Invenção das Tradições. 6ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

JU, Hyejung. The Korean Wave and Korean Dramas. JU, Hyejung. Oxford Research Encyclopedia of Communication. 2018. Disponível em: https://oxfordre.com/communication/communication/view/10.1093/acrefore/9780190228613.001.0001/acrefore-9780190228613-e-715. Acesso em: 13 nov. 2023.

KIM, Sohee. Here’s How Netflix Is Betting $2.5 Billion on South Korea as K-Drama Mania Grows. Bloomberg. 22 jun. 2023. Disponível em: https://time.com/6289170/netflix-invests-south-korea-content-k-dramas/. Acesso em: 13 nov. 2023.

LANCHONETES Clássicas com Guy Fieri. Comendo o Alasca. Apple TV. [s.d.]. Disponível em: https://tv.apple.com/br/episode/comendo-o-alasca/umc.cmc.3h0w6x0ld0xigoqjot1c4lvru. Acesso em: 02 dez. 2023.

LAUTERJUNG, Fernando. Dados da PNAD divergem da Anatel sobre TV paga; streaming e pirataria explicam. Teletime. 09 nov. 2023. Disponível em: https://teletime.com.br/09/11/2023/tv-por-assinatura-cresce-em-areas-rurais-aponta-pnad/. Acesso em: 26 dez. 2023.

LEWIS, Tania. Media lifestyle. In: MAGUIRE, J.S. (eds.) The cultural intermediaries – Reader. Londres: Sage, 2014.

MI.TV. Programação do canal Sabor e Arte no mês de outubro de 2023. MI.TV. out. 2023. Disponível em: https://mi.tv/br/canais/sabor-arte. Acesso em: 15 out. 2023.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Programa Nacional de Turismo Gastronômico. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programa-nacional-de-turismo-gastronomico. Acesso em: 10 nov. 2023.

FOODNETWORK. Mundo das Marcas. 26 jun. 2018. Disponível em: https://mundodasmarcas.blogspot.com/2018/06/food-network.html. Acesso em: 07 nov. 2023.

NERY, Carmen. Em 2022, streaming estava presente em 43,4% dos domicílios com TV. Agência IBGE Notícias. 09 nov. 2023. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/38306-em-2022-streaming-estava-presente-em-43-4-dos-domicilios-com-tv. Acesso em: 19 dez. 2023.

NICOLAU NETTO, Michel; MIRALDI, Juliana Closel. Turismo de luxo: a produção do destino e a denegação do social. Repocs, v. 14, n. 28, 2017, pp. 191-218.

NYE, Joseph S. Soft power. Foreign policy, n. 80, p. 153-171, 1990.

ORTIZ, Renato. Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

PACHECO, Francisco. TLC estreia Chef Itinerante: série revela culinária típica de comunidades isoladas. Notícias da TV. 24 out. 2014. Disponível em: https://www.noticiasdatvbrasileira.com.br/2014/10/tlc-estreia-chef-itinerante-serie.html. Acesso em: 04 jun. 2021.

PORTER, Roy. Os ingleses e o lazer. In: CORBIN, Alain (ed.) História dos tempos livres. Lisboa: Teorema, 2001.

QUESTIONPRO. Pesquisa critério Brasil de classificação. 2020. Disponível em: https://www.questionpro.com/blog/pt-br/pesquisa-criterio-brasil/. Acesso em: 02 dez. 2023.

RAMOS, Anderson. Quarta temporada de "Sabores da América com Michael Symon" estreia no Food Network. O Universo da TV. 26 set. 2019. Disponível em: https://www.ouniversodatv.com/2019/09/quarta-temporada-de-sabores-da-america.html. Acesso em: 04 jun. 2021.

SALATA, A. R. Quem é Classe Média no Brasil? um estudo sobre identidade de classe. DADOS – Revista de Ciências Sociais, v. 58, n. 1, 2015, pp. 111-149.

SEBRAE. Turismo, gastronomia e economia criativa no Brasil. Sebrae. 05 dez. 2022. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/turismo-gastronomia-e-economia-criativa-no-brasil,d7d2d358844e4810VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 09 nov. 2023.

SEGUNDA temporada do ‘Comida de Viagem’, do Travel Box Brazil, estreia em agosto. Tela Viva. 01 ago. 2022. Disponível em: https://telaviva.com.br/01/08/2022/segunda-temporada-do-comida-de-viagem-do-travel-box-brazil-estreia-em-agosto/. Acesso em: 15 out. 2023.

SHIAVO, Fernanda. Midia kit Sabor&Arte. 2023. Disponível em: https://oye.com.br/midia-kit-canal-sabor--and-arte. Acesso em: 07 nov. 2023.

TEMPERO na Mochila. Sinopse Google. 05 jun. 2021. Acesso em: 01 nov. 2023.

TRAVEL Box Brazil celebra 10 anos no ar e comemora crescimento em audiência e no faturamento comercial. Box Brazil. 20 mai. 2022. Disponível em: https://boxbrazil.tv.br/noticias.php?noticia=TRAVEL-BOX-BRAZIL-CELEBRA-10-ANOS-NO-AR-E-COMEMORA-CRESCIMENTO-EM-AUDI%C3%8ANCIA-E-NO-FATURAMENTO-COMERCIAL. Acesso em: 08 out. 2023.

YOUGOV US. The Most Popular Tv Networks (Q3 2023). 2023. Disponível em: https://today.yougov.com/ratings/entertainment/popularity/tv-networks/all. Acesso em: 14 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2024-06-07

Como Citar

MIRA, M. C.; OLIVEIRA, B. S. C. de. “Comer é viajar” e viajar é comer: Reflexões sobre gastronomia e turismo a partir das produções audiovisuais pagas exibidas no Brasil (2021-2023). O Público e o Privado, Fortaleza, v. 22, n. 46, p. 32–54, 2024. DOI: 10.52521/22.12353. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/12353. Acesso em: 7 dez. 2024.