Soumissions

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Liste de vérification de la soumission

En tant que partie intégrante du processus de soumission, les auteurs doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec tous les éléments suivants, et les soumissions peuvent être retournées aux auteurs qui ne sont pas conformes à ces directives.
  • Le texte est espacé de 1,5 cm ; utilise une police de 12 points ; utilise l'italique au lieu du soulignement (sauf dans les adresses URL) ; Les figures et les tableaux sont insérés dans le texte et non à la fin du document sous forme de pièces jointes.

Directives aux auteurs

 Observações Importantes:

  1. Os trabalhos submetidos à Revista KIXARÁsomente serão considerados para avaliação e posterior publicação se estiverem de acordo com as normas e prazos estabelecidos nesta página;
  2. O conteúdo dos trabalhos submetidos e publicados pela Revista KIXARÁ, assim como sua criteriosa revisão sintático-semântica, é de inteira responsabilidade dos autores;
  3. A submissão de trabalhos à Revista KIXARÁnão constitui garantia de publicação;
  4. É vedada a submissão/publicação de textos de um mesmo autor em edições subsequentes da revista, mesmo em se tratando de artigos confeccionados em coautoria. Deve-se aguardar o intervalo de, no mínimo, uma edição para que se possa proceder a uma nova submissão, salvo em casos de edições publicadas em mais de um tomo;
  5. Junto ao artigo, o autor deve submeter um arquivo (.doc ou .docx) contendo suas credenciais conforme o modelo disponibilizado no “Modelo de Credenciais”.

IMPORTANTE: Durante o processo de submissão, deve-se indicar, em “Comentários para o Editor”, para qual seção o manuscrito está sendo submetido. No caso de submissão de artigo para número temático, é preciso informar o título do dossiê.

DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Revista KIXARÁ é uma publicação eletrônica quadrimestral do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em História e Letras (PPGIHL), da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, campus da Universidade Estadual do Ceará em Quixadá.

  • O sistema de submissões aplica a avaliação cega pelos pares. Por isso, nada que identifique a autoria do trabalho pode estar explícita nem implícita. Antes da submissão, o arquivo tem que ser inspecionado para evitar que informações do/s autor/es sejam evidenciadas. Para isso, a partir da aba “Arquivo”, no editor de texto, acede-se a “Informações”, e, a seguir, a “Inspecionar documentos”;
  • Aceitam-se trabalhos de doutores, assim como de pós-graduandos latu e stricto sensu, desde que sob a orientação de um professor doutor, salvo as exceções supramencionadas (Relatos de Experiência, Panegíricos e Obituários); 
  • Entrevistas, panegíricos, ensaios e relatos de experiência podem ter apenas uma autoria, salvo alguma exceção; artigos podem ter até três;
  • As contribuições submetidas devem ser inéditas, originais e não devem estar sendo avaliadas para publicação por outra revista; 
  • Os trabalhos submetidos devem estar em formato .doc ou .docx.

NORMATIZAÇÃO

Os originais encaminhados devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

NBR 6022 – Apresentação de artigos de publicações periódicas;

NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de um documento;

NBR 6028 – Resumos;

NBR 10520 – Apresentação de citações em documentos;

NBR 6023 – Referências bibliográficas.

FORMATAÇÃO GERAL DE ARTIGOS E ENSAIOS 

✎ Dimensões do papel em A4 (210 x 297 mm): margens superior e esquerda, 3,0 cm; inferior e direita, 2,0 cm;

✎ Alinhamento justificado (exceto nas referências, conforme a ABNT NBR 6023), espaço 1,5 cm entre linhas;

✎ Idiomas: português, inglês, espanhol, francês, galego e línguas indígenas; fonte Times New Roman;

✎ As páginas não devem ser numeradas;

✎ As notas de rodapé só devem ser usadas quando for extremamente necessário, para fornecer informações complementares ao texto. Devem ser inseridas no final da página correspondente, em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, sem recuos, sem saltos entre elas e com alinhamento justificado;

✎Caso existam tabelas, gráficos e ilustrações, estas devem ser numeradas consecutivamente, em algarismos arábicos, obedecendo à especificidade de cada um. A identificação da tabela deverá ser feita acima desta e precedida da palavra Tabela, com a numeração correspondente. As ilustrações (quadros, fotos, organogramas, outros) devem ter sua identificação apresentada acima destes, com o título antecedido da palavra indicativa do tipo de ilustração. Em caso de tabelas e/ou ilustrações reproduzidas de alguma obra, deverão conter a fonte, indicada abaixo destas.

 TÍTULO DO TRABALHO

Apresentado na primeira linha do documento, centralizado, em maiúsculas e negrito, com fonte tamanho 12, com o máximo de 15 palavras, seguido de uma linha em branco e da sua tradução em língua inglesa na mesma formatação. Para os trabalhos em outros idiomas, valem as mesmas regras, mas o título do trabalho vem seguido de outro, em língua portuguesa.

RESUMO E PALAVRAS-CHAVE EM PORTUGUÊS

✎ O resumo deve constar após uma linha em branco abaixo do título;

✎ As palavras-chave devem constar após uma linha em branco abaixo do resumo; 

✎ Fonte: Times New Roman, tamanho 11;

✎ Espaçamento entre linhas: simples, sem recuo;

✎ As palavras “Resumo” e “Palavras-chave” devem estar com a primeira letra em maiúscula e em negrito, seguidas de dois pontos também em negrito. Em seguida, ainda na mesma linha, segue o conteúdo em questão;

✎ Número de palavras no Resumo: mínimo de 100 e máximo de 200;

✎ Incluir até cinco palavras-chaves, da mais geral para a mais específica, com a primeira letra de cada uma em maiúscula, separadas entre si por ponto e vírgula, preferencialmente de acordo com o Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação (IBICT), resguardado o uso de termos específicos de cada área caso não sejam contemplados pelo tesauro. 

 RESUMOS E PALAVRAS-CHAVE EM OUTRAS LÍNGUAS

✎ O resumo em qualquer uma das línguas estrangeiras contempladas pela Revista KIXARÁ (inglês, espanhol, francês, galego e línguas indígenas) deve constar após uma linha em branco abaixo das palavras-chave;

✎ As palavras-chave em qualquer uma dessas línguas deve constar após uma linha em branco abaixo do resumo em língua estrangeira;

✎ Fonte: Times New Roman, tamanho 11;

✎ Espaçamento entre linhas: simples, sem recuo;

✎ O título dessa seção e as palavras-chave em questão devem estar com a primeira letra em maiúscula e em negrito, alinhamento justificado e sucedidas por dois pontos;

✎ Número de palavras: mínimo de 100 e máximo de 200;

✎ Essa parte do texto deve ser corrigida por um profissional da área de Letras, com habilitação comprovada na língua em que o resumo em língua estrangeira estiver escrito e mediante documentação comprobatória (Cf. Declaração de Revisão de Texto).

 CORPO DO TEXTO

✎ Fonte: Times New Roman, tamanho 12;

✎ Espaçamento do corpo do texto: 1,5 cm entre linhas, sem espaçamento antes ou depois entre parágrafos, com recuo padrão de 1,25 cm no início de cada parágrafo;

✎ Os títulos das seções devem estar em negrito e apenas a primeira letra em maiúscula, salvo os casos em que possuam nomes próprios. Caso o autor opte por enumerar as seções conforme à ABNT NBR 6024, não aplicar a regra para as Considerações Iniciais, Considerações Finais e Referências;

✎ Corpo das citações diretas curtas: até 3 linhas, entre aspas duplas;

✎ Corpo das citações diretas longas: mais de 3 linhas, recuo de 4,0 cm à direita, tamanho 11, espaçamento simples entre linhas;

✎ Palavras estrangeiras e títulos de obras devem constar em itálico e sem aspas.

 EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS

 Livro com um autor:

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.

Livro com até três autores:

PASSOS, L. M. M.; FONSECA, A.; CHAVES, M. Alegria de saber: matemática. São Paulo: Scipione, 1995.

Livro com mais de três autores:

EGGERT, E. et alTrajetórias e processos de ensinar e de aprender. Porto Alegre: Edipucrs, 2008.

Livro em formato eletrônico:

LOPES, V. M. O meio ambiente. São Paulo: Saraiva, 2000. v. 4. Disponível em: http://www.saraivaonline.com.br. Acesso em: 29 maio 2024.

Capítulo de livro:

BORÓN, A. A sociedade civil depois do dilúvio neoliberal. In: SADER, E.; GENTILI, P. (org.). Pós-Neoliberalimo: as políticas sociais e o Estado democrático. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. cap. 12, p. 63-118.

Artigo e ensaio publicados em periódico/revista científica:

VASCONCELOS, J. G.; FIALHO, L. M. F.; LOPES, T. M. R. Educação e liberdade em Rousseau. Educação & Formação, v. 3, n. 8 mai/ago, p. 210-223, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/278/206 Acesso em: 02 fev. 2024.

Tese:

MOTA, M. D. A. Laboratórios de Ciências/Biologia nas escolas públicas do estado do Ceará (1997-2017): realizações e desafios. Tese (Doutorado em Educação)  Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45994 Acesso em: 25 fev. 2024.

Dissertação:

COSTA, M. A. A. da. Maria Cinobelina Alves: docência na Escola Normal (1981-1988). Dissertação (Mestrado em Educação) ─ Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/noticias/dissertacoes/ Acesso em: 08 jan. 2024.

Monografia:

OLIVEIRA, A. E. A. de. A importância pelo ensino de educação à distância pela utilização da plataforma Moodle. Fortaleza, 2018. Monografia (Especialização em Educação à distância: fundamentos e ferramentas) - Universidade Estadual do Ceará, 2018. 

Trabalho apresentado em anais de evento:

MENDES, M. C. F.; COSTA, M. A. A. da; FIALHO, L. M. F.; BRANDENBURG, C. Iolanda dos Santos Mendonça: la participación de las mujeres en los movimientos indígenas (1970-2000). In: VIII Encuentro Internacional de Historia Oral y Memorias, 2019, Bogotá. Anais do VIII Encuentro Internacional de Historia Oral Y Memorias. Bogotá, 2019. p. 1-12. Disponível em: https://www.historiaoral.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=103 Acesso em: 06 jan. 2024.

Entrevista:

MELLO, E. C. de. O passado no presente. [Entrevista concedida a] João Gabriel de Lima. Veja, São Paulo, n. 1528, p 9-11, 4 set. 1998.

Artigo ou matéria de jornal:

OLIVEIRA, S. Como os jovens setem os livros e a cidade. O Povo, Fortaleza, 16 de agosto de 2019. Seção O Povo Educação. Disponível em: https://digital.opovo.com.br/opovoeducacao/. Acesso em: 29 maio 2024.

Documento eclesiástico:

FREGUESIA DA GLORIOSA Sant'Ana do Seridó. Termo de matrimônio de Ana Joaquina do Sacramento e Francisco Correia d'Avila. Vila Nova do Príncipe, 1812. In: MEDEIROS FILHO, Olavo de. Velhas famílias do Seridó. Brasília: Centro Gráfico do Senado Federal, 1981.

Testamento:

SILVA, C. de S. Testamento. Caicó/Freguesia da Gloriosa Senhora Sant'Ana, 1890. (Documento manuscrito de 22 de julho de 1890, sob a guarda do Laboratório de Documentação Histórica do Centro de Ensino Superior do Seridó/LABORDOC − Caicó).

Testamento e autos de contas:

NASCIMENTO, J. M. do. Testamento e autos de contas. Vila do Príncipe /Freguesia da Gloriosa Senhora Sant'Ana, 1850. (Documento manuscrito de 20 de agosto de 1850, sob a guarda do Laboratório de Documentação Histórica do Centro de Ensino Superior do Seridó/LABORDOC - Caicó).

Constituição:

BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil (10 de novembro de 1937). 

Legislação educacional:

BRASIL. Decreto-Lei nº 4.958, de 14 de novembro de 1942. Institui o Fundo Nacional do Ensino Primário e dispõe sobre o Convênio Nacional de Ensino Primário. 

Mensagem governamental:

BRASIL. Mensagem apresentada ao Congresso Nacional pelo Presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira na abertura da sessão legislativa de 1957. A educação nas mensagens presidenciais. Brasília: MEC/INEP, 1987. (v. 2, 1890-1986). 

 - Como citar dados de pesquisa:

MAUA, F. C. de A.; BATISTA, A. P.; FARIAS, M. G. G.; FARIAS, G. B. de. Dados de pesquisa [Conjunto de dados], 2022. Zenodo. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.6055282.

- Como citar preprint:

MENDEZ, J. M. D.; TRINDADE, S. D.; MOREIRA, J. A. Educação ambiental e cidadania em ambiente prisional: resultados de um estudo com reclusos em Portugal (preprint submentido para: Educação & Formação), 2021. EmeRI - Emerging Research Information. DOI: 10.25053/preprint.2021.002.

- Como citar parecer:

SILVA, F. de O. Relatório de revisão por pares para: o estágio de docência no processo de construção da identidade de pós-graduandos. Educ. Form. 2022, Zenodo. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.6468946.

 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O processo de avaliação de trabalhos submetidos para publicação na Revista KIXARÁ se dá nas seguintes instâncias:

  • O trabalho é analisado pela Equipe Editorial e/ou organizadores do número temático/dossiê, os quais fazem uma avaliação preliminar referente aos seguintes critérios: (i) Adequação à linha editorial, ao escopo da revista, à seção indicada ou à proposta do dossiê; (ii) cumprimento do intervalo de seis meses para publicação de textos de mesma autoria (como autor ou coautor); (iii) cumprimento da exigência de titulação mínima de doutor para um dos autores em caso de submissão de trabalhos por graduandos, graduados, especialistas, mestres e doutorandos (salvo exceções); (iv) cumprimento das normas para título, resumo e palavras-chave; (v) envio do arquivo contendo as credenciais de autoria; e (vi) inexistência de informações sobre a autoria no corpo do texto principal, de modo a respeitar o processo de avaliação duplo-cego. O resultado dessa primeira etapa de avaliação é de 60 dias, contados a partir do início do processo editorial, podendo esse prazo ser encurtado ou ampliado de acordo com a demanda do fluxo avaliativo. Nessa fase, o trabalho pode ser recusado ou aprovado.
  • Caso seja recusado, o autor será comunicado pela plataforma da Revista KIXARÁ, podendo realizar uma nova submissão sem as falhas apontadas no parecer.
  • Caso seja aprovado, o trabalho – sem identificação de autoria – é submetido à avaliação de dois pareceristas, membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc. Somente são publicados os trabalhos aprovados pelos dois pareceristas, e se as modificações, se houver, forem atendidas. Havendo divergência entre os dois pareceres, um terceiro é solicitado. Durante todo o processo de avaliação duplo-cego, as identidades dos avaliadores e autores são ocultadas de ambas as partes. 

Os critérios de avaliação dos artigos pelos pareceristas incluem:

  • Adequação aos critérios de submissão;
  • Adequação do título, resumo e palavras–chave ao conteúdo;
  • Qualidade da escrita em relação à correção sintática, gramatical e ortográfica;
  • Clareza do tema e definição dos objetivos;
  • Articulação coerente das ideias apresentadas;
  • Fundamentação da argumentação em dados empíricos ou bibliográficos consistentes;
  • Qualidade da conclusão e das contribuições à área de conhecimento;
  • Qualidade da bibliografia adotada.

O tempo médio para esta etapa da avaliação é de até 60 dias, salvo alguma exceção devido ao fluxo de submissões e à disponibilidade dos pareceristas. Os resultados das avaliações podem ser: aceitar, solicitar modificações e rejeitar:

  1. Aceitar: o manuscrito segue para a próxima etapa da do fluxo editorial;
  2. Solicitar modificações: os pareceristas apontam sugestões de alterações no corpo do trabalho e que DEVEM SER ACATADAS pelo(s) autor(es). Ressalta-se que as alterações realizadas no texto não garantem sua aprovação automática. Nesse caso, o texto retornará ao pareceristas para uma 2ª rodada de avaliação e análise detalhada das modificações para o parecer final;
  3. Rejeitar: os pareceristas apontam os motivos que levaram à reprovação do artigo, podendo apresentar sugestões para a sua melhoria, visando futura submissão. Os artigos rejeitados, contendo observações dos avaliadores, são encaminhados aos autores, sem a identificação dos pareceristas.

 AVISOS IMPORTANTES:

  • No caso de manuscritos cuja avaliação indicou “Solicitar modificações”, os autores devem encaminhar o arquivo para o Sistema, contendo as devidas correções, no prazo máximo de 7 dias, a contar do envio do parecer. Não havendo retorno por parte dos autores durante esse prazo, a submissão será rejeitada e o artigo presente no fluxo editorial será arquivado;
  • Todas as demais comunicações da Revista KIXARÁcom os autores devem obedecer a um prazo de resposta de, no máximo, 7 dias. Não havendo retorno por parte dos autores durante esse prazo, a submissão será rejeitada e o artigo presente no fluxo editorial será arquivado;
  • Aos editores da Revista KIXARÁ/organizadores de dossiês reserva-se o direito de recusarem manuscritos entregues fora do prazo determinado e aqueles cujos autores discordarem da avaliação e tiverem os pareceres mantidos pela editoria.

POLÍTICA DE RETRATAÇÃO

A Revista KIXARÁ assume a responsabilidade de publicar correções, esclarecimentos, retratações, erratas, expressões de preocupação, retratações parciais, remoção, retirada do artigo publicado, entre outros esclarecimentos que se façam necessários. Logo, caso a má conduta seja identificada após a publicação de um artigo, pode ocorrer de este precisar ser atualizado com dados complementares, com correções, com erratas, com retratações ou com sua retirada integral.

O mecanismo de retratação segue as Diretrizes de Retratação da Comissão de Ética em Publicação (COPE) que podem ser acessadas em COPE - Retratction Guidelines.

No caso de errata, a Revista KIXARÁ mantém o documento original e ao final do texto registra-se a correção fazendo referência ao documento que publicou o erratum. Quando se trata das retratações, o documento original é substituído por uma mensagem dizendo que ele foi retratado fazendo referência ao documento da retratação.

Articles

Articles de dossier – Il s'agit d'articles de recherche développés sur la base d'un appel spécifique (dossier thématique), qui suivent la structure suivante : considérations initiales, cheminement méthodologique, cadre théorique, résultats et discussion, considérations finales et références. Les manuscrits soumis pour cette section doivent contenir entre 10 et 30 pages – y compris des tableaux, des graphiques, des illustrations et des notes, le cas échéant.

Articles thématiques gratuits – Il s’agit d’articles de recherche développés avec un thème libre, qui suivent cette structure : considérations initiales, cheminement méthodologique, cadre théorique, résultats et discussion, considérations finales et références. Les manuscrits soumis pour cette section doivent contenir entre 10 et 30 pages.

Essais

Les Essais sont des ouvrages de valeur critique qui traitent d'œuvres (nationales ou internationales), de thèmes spécifiques et/ou de l'esthétique narrative d'un auteur donné, en mettant l'accent sur le raisonnement et l'argumentation. Les manuscrits soumis pour cette section doivent contenir jusqu'à 8 pages.

Resenhas

Les critiques sont des textes qui analysent un ouvrage publié il y a moins de deux ans. Son objectif est de fournir au lecteur une vision critique de l'ouvrage, en soulignant ses forces et ses faiblesses, ainsi que ses apports et ses limites, en plus de contenir un ton d'auteur dans la critique du critique. Les manuscrits soumis pour cette section doivent contenir jusqu'à 5 pages.

Rapports d'Expérience

Les Rapports d'Expérience sont des textes qui permettent une présentation critique de pratiques et/ou d'interventions scientifiques et/ou professionnelles centrées sur des thématiques qui englobent le périmètre de la revue. Les manuscrits soumis pour cette section doivent contenir jusqu'à 10 pages.

Entretien

Les Entretiens sont des conversations entre deux ou plusieurs personnes – l’intervieweur et la ou les personnes interrogées – qui visent à obtenir des informations pour composer un certain matériel. Ils doivent suivre cette norme dans le magazine KIXARÁ :

- Taille: il doit être composé de 4 à 10 questions et le texte doit contenir au maximum 15 000 caractères avec des espaces ;

- Langue: ils peuvent être envoyés en portugais, anglais, espagnol, français, galicien et langues autochtones ;

- Image: doit être accompagnée d'une photo de la personne interrogée, qui doit être envoyée en fichier joint (.jpg ou .gif), de bonne résolution (supérieure à 100 Ko) et avec autorisation préalable de la personne interrogée. Si cela présente un intérêt, une image qui complète le contenu de l’entretien peut également être incluse ;

- Données sur la personne interrogée: bref texte contenant des données sur la personne interrogée, contenant des informations sur le programme d'études, y compris l'institution à laquelle elle est affiliée, une synthèse de la production scientifique, de la formation académique, autres ;

- Lead: les entretiens doivent être accompagnés d'un lead, qui consiste en un court texte qui fournit au lecteur des informations de base sur le sujet. Le prospect doit contenir des informations qui répondent aux questions suivantes : « Quoi » et/ou « Qui ? », « Quand ? », « Où ? », « Comment ? » et "Pourquoi?"

Nécrologies

Les nécrologies expriment, sur une page, une reconnaissance scientifique à ceux qui ont contribué à l'élargissement des connaissances dans leurs domaines d'activité, et en même temps elles peuvent révéler une sorte d'évaluation post mortem.

Panégyriques

Les Panégyriques sont des féménages et hommages à des personnes vivantes et/ou décédées, en 3 pages maximum.

Déclaration de confidentialité

Les noms et courriels saisis dans le site de cette revue seront utilisés exclusivement aux fins indiquées par cette revue et ne serviront à aucune autre fin, ni à toute autre partie.