Aufklärung em Kant: Olhares de Adorno, Horkheimer e Foucault

Autores

  • Daniana de Costa Universidade Federal de São Carlos

Resumo

O objetivo é mostrar aspectos da Aufklärung sob abordagens de Kant, Adorno e Horkheimer, e Foucault. Primeiramente o intento é pensar brevemente sobre o conhecimento, considerando Nietzsche e Aristóteles. Subsequentemente, tendo em vista o Iluminismo, então se discute sobre o Método Cartesiano para fazer Ciência e questionamentos sobre como conhecer sob o olhar de Hume. Kant, Adorno e Horkheimer, e Foucault percebem a Aufklärung em acordo com as lentes de suas perspectivas filosóficas; a kantiana que valoriza o sujeito e o uso da razão, a crítica dos filósofos da Escola de Frankfurt e a historiográfica e discursiva de Foucault.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985, pp. 17-46.

ARAÚJO, I. L. Do signo ao discurso: introdução à filosofia da linguagem. São Paulo: Parábola Editorial, 2004, 279 p.

ARISTÓTELES. A Metafísica. Tradução de Vicenzo Cocco. In: Aristóteles II, Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

CHAUI, M. Introdução à História da Filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles. Volume 1. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

DESCARTES, R. Discurso do método. Tradução de Jacob Guinsburg e Bento Prado Jr. São Paulo: Abril Cultural,1984, pp. 12-30. Coleção Os Pensadores.

DESCARTES, R. Discurso do método: para bem conduzir a própria razão e procurar a verdade nas ciências. Tradução de Jacob Guinsburg e Bento Prado Jr. São Paulo: Difel – Difusão Europeia do Livro, 1979, pp.1-51. Coleção Clássicos Garnier.

FOUCAULT, M. O que são as Luzes? In: Ditos e escritos II: Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000, pp. 335-351.

HUME, D. Investigação acerca do entendimento humano. Tradução de Leonel Vallandro. In: Hume. São Paulo: Ed. Abril, 1984, pp. 13-200. Coleção Os Pensadores.

KANT, I. Resposta à Pergunta: o que é «Esclarecimento»? («Aufklärung») - Textos Seletos, Edição Bilíngue, Tradução de Floriano de Sousa Fernandes, 2ª ed., Petrópolis: Ed. Vozes, 1985, pp. 100-117.

NIETZSCHE, F. Sobre a Verdade e Mentira no sentido Extra-Moral. In: Nietzsche. São Paulo: Ed. Abril,1983, pp. 53-60. Coleção Os Pensadores.

PLATÃO. Mênon ou Da Virtude. Tradução de A. Lobo Vilela. 3ª ed. Lisboa: Editorial Inquérito Limitada, [198-?].

Downloads

Publicado

2021-11-13

Como Citar

DE COSTA, D. Aufklärung em Kant: Olhares de Adorno, Horkheimer e Foucault. Kalagatos , [S. l.], v. 18, n. 1, p. 84–99, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7141. Acesso em: 27 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigos