A educação para o cuidado de si:
A propósito da leitura de Foucault do diálogo I Alcibíades, de Platão
DOI:
https://doi.org/10.23845/kalagatos.v14i1.6249Palavras-chave:
Cuidado de si, Educação, I AlcibíadesResumo
Em sua dita fase ética, que enuncia as práticas de si, a tomarem o sujeito como original tarefa de construção ética e estética da própria vida, o filósofo francês Michel Foucault (1926-1984) aborda, mais especificamente em seus seminários a pretexto da Hermenêutica do Sujeito (1982), uma distinção que rompe os limites precisos entre disciplinas e saberes, estabelecidos com a conformação moral dos sujeitos desde a Modernidade. Dentre estes seminários, no que se dá a propósito da leitura do diálogo I Alcibíades, de Platão, o filósofo infere alguns preceitos atinentes a uma vida filosófica como educação para o cuidado de si.
Downloads
Referências
DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica(para além do estruturalismo e da hermenêutica). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
FOUCAULT, M. Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psica-nálise. Ditos e Escritos, I. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.
______. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamen-to. Ditos e Escritos, II. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
______. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
______. A História da Sexualidade, 1: A Vontade de saber. 16ª ed. São Pau-lo: Graal, 2005.
HADOT, P. O que é a Filosofia Antiga? São Paulo: Loyola, 1999.PLATÃO. Alcibíades I e II. 8ª ed. Lisboa: Inquérito, 1969.