Aspectos “subjetivos” do fetichismo da mercadoria cultural no ensaio sobre música popular de T. W. Adorno
DOI:
https://doi.org/10.23845/kalagatos.v13i27.6232Palavras-chave:
Música Popular, Fetichismo da Mercadoria Cultural, Aspectos “Subjetivos” do Fetichismo, T. W. Adorno; Teoria CríticaResumo
Neste artigo, apresento uma leitura do ensaio Sobre Música Popular (1941) de T. W. Adorno (1903-1969), enfatizando os aspectos
“subjetivos” do fetichismo da mercadoria cultural. Considero aspectos “subjetivos” do fetichismo quando se enfatiza o consumo
de mercadorias. Esse ensaio fez parte dos resultados de pesquisa de rádio da Universidade de Princeton, feita nos Estados
Unidos entre 1938 a 1940, cujo objetivo era analisar as programações radiofônicas. Focarei a leitura na seção Teoria do Ouvinte,
pois nela Adorno enfatizou esses aspectos “subjetivos” por meio de análises específicas do consumo da música popular americana supondo seus modos de recepção.