Habermas e a religião:
Por uma dialética da secularização
DOI:
https://doi.org/10.23845/kalagatos.v13i27.6224Palavras-chave:
Jürgen Habermas, Pós-Secular, Religião, RazãoResumo
Este artigo tem como objetivo investigar a relação entre razão e religião no âmbito do que Jürgen Habermas chama hoje de sociedade pós-secular. Duas tendências, para ele, caracterizariam nossa época: a proliferação de imagens de mundo naturalistas e a influência política crescente também das ortodoxias religiosas, constituindo este diagnóstico um dos temas mais recentes da reflexão de Habermas. Ele busca, no entanto, um lugar intermediário entre o naturalismo cientificista e a religião, numa perspectiva crítica em relação a um caminho unilateral tanto da ciência como da religião. Para ele, cidadãos seculares e religiosos devem estar dispostos a se ouvirem reciprocamente nos debates públicos e a aprenderem uns com os outros. Segundo Habermas, começa a prevalecer, na sociedade pós-secular e não mais apenas secular, a ideia de que tanto as mentalidades religiosas quanto as seculares precisam se modificar de forma reflexiva, aprendendo as contribuições de uma e de outra para os diversos temas.