Habermas e a religião:

Por uma dialética da secularização

Autores

  • Juliano Cordeiro da Costa Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.23845/kalagatos.v13i27.6224

Palavras-chave:

Jürgen Habermas, Pós-Secular, Religião, Razão

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a relação entre razão e religião no âmbito do que Jürgen Habermas chama hoje de sociedade pós-secular. Duas tendências, para ele, caracterizariam nossa época: a proliferação de imagens de mundo naturalistas e a influência política crescente também das ortodoxias religiosas, constituindo este diagnóstico um dos temas mais recentes da reflexão de Habermas. Ele busca, no entanto, um lugar intermediário entre o naturalismo cientificista e a religião, numa perspectiva crítica em relação a um caminho unilateral tanto da ciência como da religião. Para ele, cidadãos seculares e religiosos devem estar dispostos a se ouvirem reciprocamente nos debates públicos e a aprenderem uns com os outros. Segundo Habermas, começa a prevalecer, na sociedade pós-secular e não mais apenas secular, a ideia de que tanto as mentalidades religiosas quanto as seculares precisam se modificar de forma reflexiva, aprendendo as contribuições de uma e de outra para os diversos temas.

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

CORDEIRO DA COSTA OLIVEIRA, . J. Habermas e a religião:: Por uma dialética da secularização. Kalagatos , [S. l.], v. 13, n. 27, p. 67–78, 2021. DOI: 10.23845/kalagatos.v13i27.6224. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6224. Acesso em: 21 nov. 2024.