A liberdade e o sujeito sujeitado:

A hermenêutica filosófica como filosofia prática na busca do esclarecimento e cuidado de si

Autores

  • Rodrigo Toaldo Cappellari
  • Inácio Cappellari

DOI:

https://doi.org/10.23845/kalagatos.v9i17.6029

Palavras-chave:

Liberdade, Esclarecimento, Cuidado de Si, Hermenêutica Filosófica

Resumo

O presente artigo visa proporcionar uma reflexão acerca da temática da verdadeira liberdade do sujeito, tendo em vista que hoje cada vez mais nos deparamos com os “sujeitos sujeitados”, pois acreditam serem livres quando na verdade são manipulados. Diante desta situação, discute-se as possibilidades de se sair do estado de menoridade e sujeição que reflete esta falsa liberdade, visando-se alcançar a verdadeira liberdade, a qual, será mostrado, que somente se conseguirá alcançar, mediante a constante prática do cuidado de si. Nesta busca pelo esclarecimento e prática do cuidado de si, analisaremos a importância da compreensão do posicionamento de Gadamer analisado por Rohden da concepção de hermenêutica filosófica, a qual visa atingir uma práxis refletida, um modo de ser do homem que une seu pensar ao agir, e não um saber anterior, que deverá ser aplicado posteriormente, sendo um instrumento e não reflexão ou
retrato do agir humano. Desta maneira, verificaremos que a filosofia prática é aquela que ultrapassa a aceitação dogmática, caracterizando-se como uma auto-responsabilidade racional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-13

Como Citar

TOALDO CAPPELLARI, R.; CAPPELLARI, I. A liberdade e o sujeito sujeitado:: A hermenêutica filosófica como filosofia prática na busca do esclarecimento e cuidado de si. Kalagatos , [S. l.], v. 9, n. 17, p. 193–212, 2021. DOI: 10.23845/kalagatos.v9i17.6029. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6029. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos