O Conceito kantiano de máxima e a solução da antinomia da faculdade de julgar teleológica na terceira crítica

Autores

  • Renato Valois Cordeiro

DOI:

https://doi.org/10.23845/kalagatos.v4i8.5857

Palavras-chave:

Filosofia prática, Filosofia teórica, Filosofia transcendental, Imperativos, Julgar reflexivo, Máximas, Princípios práticos

Resumo

O presente artigo visa explicar o conceito kantiano de máxima. Seu propósito é aduzir uma interpretação capaz de identificar as diferentes funções deste conceito na filosofia de Kant. Além disso, o autor explora as consequências da sua análise na esfera da solução da antinomia da faculdade de julgar teleológica na terceira Crítica. No cerne desta antinomia está a alegação de Kant, segundo a qual toda a “aparência” (Anschein) de conflito entre as máximas mecânica e teleológica provém da confusão de um princípio da faculdade de julgar reflexiva com um princípio da faculdade de julgar determinante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-07

Como Citar

VALOIS CORDEIRO , R. . . O Conceito kantiano de máxima e a solução da antinomia da faculdade de julgar teleológica na terceira crítica. Kalagatos , [S. l.], v. 4, n. 8, p. 143–171, 2021. DOI: 10.23845/kalagatos.v4i8.5857. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5857. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos