O drama da alegoria no século XVII

Autores

  • Tereza de Castro Callado

DOI:

https://doi.org/10.23845/kalagatos.v1i2.5636

Palavras-chave:

Walter Benjamin, história, século XVII, cultura, estagnação conceitual, pensamento, facies hippocratica, Trauerspiel, política, obras-de-arte, ethos histórico, imagens-do-pensamento, memória

Resumo

A perda do ethos representada na idéia do Trauerspiel caracteriza, no pensamento de Walter Benjamin, a facies hippocratica da História. Esse conceito de physis do século XVII, é interpretado, como a pré-história do processo de transformação da cultura em barbárie no seu estágio tecnicista. O fenômeno da estagnação conceitual em que o saber é posse (Haben) repercute no estado de indefinição e melancolia. A rememoração (Eingedeken) nas imagens do pensamento (Denkbilder) reage atualizando a tradição, para reconciliar o belo com a verdade e instaurar o desfecho messiânico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, Walter.Ursprung des deutschen Trauerspiels,Frankfurt am Main, Suhrkamp Verlag, 6. Aufl. 1993.

————— . O drama barroco alemão (trad. Sérgio PauloRouanet), S. Paulo, Brasiliense, 1984.

BOLLE, Willi. A modernidade como Trauerspiel IN:Fisiognomia da metrópole moderna, S. Paulo, Edusp-Fapesp, 1994, p. 123-132.

DÜTTMANN, Alexander Garcia. Tradição e Destruição –A Política da Linguagem em Walter Benjamin IN: A Filo-sofia de Walter Benjamin – Destruição e Experiência(Orgs.Andrew Benjamin e Peter Osborne (trad. Maria Luizade A. Borges), Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1997, p. 47-71.

GAGNEBIN. Alegoria, Morte, Modernidade. IN: Histó-ria e Narração em Walter Benjamin, p. 37-62.

GULLAR, Ferreira. Barroco: olhar e vertigem IN: O Olhar(Org. Adauto Novaes), São Paulo, Companhia das Letras,1988, p. 217-224.

KLIBANSKY, Raymond; PANOFSKY, Erwin; SAXL, Fritz.Saturne et la Mélancolie, Paris, Gallimard, 1979.

KOSELLECK, Reinhart. Crítica e Crise, Uma patogênesedo mundo burguês. Rio, Contraponto, s.d.MATOS, Olgária Chaim Feres Matos. Imaginação e Feitiço:Metamorfoses da Ilusão. IN: Discurso (29), 1998, p. 239-251.

—————. O Iluminismo Visionário-Benjamin, leitorde Kant e Descartes. S. Paulo, Brasiliense, 1993.

————— . Os arcanos do inteiramente outro. S. Paulo,Brasiliense, 1989.

MÉCHOULAN, Henry. L’ État Baroque – 1610-1652.Paris, Vrin, 1985.

MURICY, Katia.A magia da Linguagem e Alegoria barroca.IN: Alegorias da dialética – Imagem e pensamento emWalter Benjamin. Rio de Janeiro, Relume Dumará, 1999,p. 81-180.

ROUANET, Paulo Sérgio. O desejo libertino entre oiluminismo e o Contra-Iluminismo. IN: O Desejo (Org.Adauto Novaes), S. Paulo, Companhia das Letras, 1990,p.167-196.

Downloads

Publicado

2021-06-26

Como Citar

DE CASTRO CALLADO , T. . . O drama da alegoria no século XVII. Kalagatos , [S. l.], v. 1, n. 2, p. 133–165, 2021. DOI: 10.23845/kalagatos.v1i2.5636. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5636. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos