O drama da alegoria no século XVII

Autores

  • Tereza de Castro Callado

DOI:

https://doi.org/10.23845/kalagatos.v1i2.5636

Palavras-chave:

Walter Benjamin, história, século XVII, cultura, estagnação conceitual, pensamento, facies hippocratica, Trauerspiel, política, obras-de-arte, ethos histórico, imagens-do-pensamento, memória

Resumo

A perda do ethos representada na idéia do Trauerspiel caracteriza, no pensamento de Walter Benjamin, a facies hippocratica da História. Esse conceito de physis do século XVII, é interpretado, como a pré-história do processo de transformação da cultura em barbárie no seu estágio tecnicista. O fenômeno da estagnação conceitual em que o saber é posse (Haben) repercute no estado de indefinição e melancolia. A rememoração (Eingedeken) nas imagens do pensamento (Denkbilder) reage atualizando a tradição, para reconciliar o belo com a verdade e instaurar o desfecho messiânico.

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Publicado

2021-06-26

Como Citar

DE CASTRO CALLADO , T. . . O drama da alegoria no século XVII. Kalagatos , [S. l.], v. 1, n. 2, p. 133–165, 2021. DOI: 10.23845/kalagatos.v1i2.5636. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5636. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos