Parresia e Arte Autista: Caminhos para a Coragem da Verdade e o Cuidado de Si

Autores

  • Ana Cândida Nunes Carvalho UFPI

DOI:

https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13898

Palavras-chave:

Arte autista, Cuidado de si, Parresia, Coragem da verdade, Vida como beleza possível

Resumo

O presente artigo parte das arguições sobre os caminhos para o alcance da liberdade parresiasta de uma pessoa autista, no âmbito do cuidado de si, diante das questões impostas pelo cotidiano, evidenciando, nessa perspectiva, as manifestações artísticas desenvolvidas como via para a coragem da verdade. Visa, porquanto, o alcance de uma autoria de si, dentro da descoberta e na instauração de si mesmo como realidade ontológica distinta do corpo, a partir da emergência do conceito de psykhé, como maneira de ser e maneira de fazer de que se trata de dar conta ao longo de toda a existência, erigindo enquanto mola propulsora para traçar o percurso para uma autoria de si, ou seja, para o ser humano retomar a vida como beleza possível, até minimizar os resquícios do sistema de dominação dos sujeitos. Nesse sentido, a discussão resvala nas conceituações que delimitarão o quadro social em que pessoas autistas estão inseridas, como porta de entrada para propor possibilidades do agir, pautadas, ainda, na necessidade de mitigar preconceitos ou obstáculos ao processo de inclusão em todos os âmbitos do cotidiano. O embasamento bibliográfico se concentra em elementos da obra foucaultiana Coragem da verdade, além de alguns de seus comentadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cândida Nunes Carvalho, UFPI

Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) – PPGFIL/CCHL. E-mail: anacncarvalhopi@gmail.com

Referências

BIALER, Marina. Linguagem e Autismo: o estudo da literatura escrita por autistas. In: MAGNANI, Luiz Henrique; RÜCKERT, Gustavo Henrique. Linguagem e autismo: conversas transdisciplinares. Catu: Editora Bordô-Grená, 2021.

EPICTETO. Entretiens, III, XXII, 48, p. 77, apud FOUCAULT, Michel. A coragem da verdade: o governo de si e dos outros II. Martins Fontes: São Paulo, 2020, p. 150.

FOUCAULT, Michel. A coragem da verdade: o governo de si e dos outros II. Martins Fontes: São Paulo, 2020.

RIES, Igor Lucas. “Somos Autistas”: Uma Cartografia Afetiva de Enunciados de Neurodivergentes no instagram. Universidade de Tuiuti do Paraná. Curitiba: 2023.

RÜCKERT, Gustavo Henrique. In our Language: um manifesto poético e político de Amanda Baggs. In: MAGNANI, Luiz Henrique; RÜCKERT, Gustavo Henrique. Linguagem e autismo: conversas transdisciplinares. Catu: Editora Bordô-Grená, 2021.

SAVARESE, Ralph James. Gobs and Gobs of Metaphor: Dynamic Relation and a Classical Autist’s Typed Massage. United States of America: Grinnell College, 2012.

SAVARESE, Ralph James. What some autistics can teach us about poetry: a neurocosmopolitan approach. In.: ZUNSHINE, Lisa (org.). Oxford handbook of cognitive literary studies. Oxford: Oxford University Press, 2015.

VILLA, Lucas. A vida como escândalo da verdade: o testamento filosófico de Michel Foucault. Veritas Revista de Filosofia da PUCRS: Porto Alegre, v. 68, n. 1, p. 1-16.

Publicado

2024-09-08

Como Citar

CARVALHO, A. C. N. Parresia e Arte Autista: Caminhos para a Coragem da Verdade e o Cuidado de Si. Kalagatos , [S. l.], v. 21, n. 3, p. eK24062, 2024. DOI: 10.52521/kg.v21i3.13898. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/13898. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Filosofia DEF